As Bonecas da Preocupação são agora T-shirts para apoiar profissionais da cultura

As receitas da venda de camisolas criadas em Viana do Castelo, inspiradas em bonecas da Guatemala e produzidas em algodão orgânico em Guimarães vão reverter para a União Audiovisual, que ajuda famílias de profissionais da cultura.

moda,viana-castelo,artes,guimaraes,solidariedade,guatemala,
Fotogaleria
Parte da venda (5 euros) reverte a favor da União Audiovisual DR
moda,viana-castelo,artes,guimaraes,solidariedade,guatemala,
Fotogaleria
Há tamanhos para adultos e crianças DR

Sofia Meireis Alves, promotora do projecto World You Need is Love, decidiu vender T-shirts sustentáveis e solidárias, para mães e filhos, inspiradas nas Bonecas da Preocupação feitas por artesãs da Guatemala. As camisolas, em algodão orgânico, têm estampado o desenho de várias Bonecas da Preocupação com frases como “No More Worries, We Are The Cure”.

As receitas da venda de T-shirts criadas em Viana do Castelo, inspiradas em bonecas da Guatemala e produzidas em algodão orgânico em Guimarães vão reverter para a União Audiovisual, que ajuda famílias de profissionais da cultura. “As T-shirts são feitas em parceria com a marca portuguesa Giigi, mas somos nós que vamos doar parte do dinheiro da venda das camisolas criadas em Viana do Castelo à Associação Audiovisual”, revela a empresária de São Romão do Neiva, na margem esquerda do rio Lima.

A União Audiovisual é uma associação que surgiu durante a pandemia, que presta apoio alimentar a profissionais da Cultura que ficaram em situação de vulnerabilidade social por consequência do cancelamento massivo das actividades culturais. As camisolas estão à venda na loja online do projecto World You Need is Love, custam 29,90 euros, sendo que cinco euros revertem para a Associação Audiovisual. Existe tamanho de adulto e de criança.

A empresária conta que, segundo uma lenda dos povos Maias da Guatemala, antes de dormir “devem-se contar os problemas que afectam cada um a estas bonecas, colocando-as depois debaixo da almofada, sendo que, desta forma, as bonecas ficam com esses problemas”.

“Num ano em que os níveis de ansiedade dispararam, por causa da pandemia de covid-19, muitos pais partilharam a importância destas bonecas que se tornaram aliadas dos seus filhos, na hora de exteriorizar os sentimentos”, conta a empresária, acrescentando que no último Natal, a venda das Bonecas da Preocupação, com um custo de 5,90 euros foi “um sucesso” como “presente para muitos adultos que as usam como amuleto”. Estas acabaram por inspirar a criação das camisolas.

DR
DR
Fotogaleria
DR

O World You Need is Love é uma loja online que vende produtos sustentáveis, feitos à mão por artesãos da Tailândia ao Nepal, passando por Indonésia, Timor, Índia, Sri Lanka e em breve Peru, avança a empresária. O projecto nasceu na sequência de uma viagem ao mundo, que a empresária e o marido, Ivo Tavares, fizeram em 2017, “fotografando, gratuitamente, casamentos nos países que visitaram”.

“Pelo caminho testemunhamos muito amor, mas também injustiças e desigualdades, por isso criamos a loja para dar uma oportunidade a artistas de todo o mundo exporem os seus produtos ao mercado português. Quem compra nossa loja sabe que está a apoiar o consumo consciente, garante a continuidade a pequenos negócios e ajuda muitas vezes projectos que apoiam instituições de solidariedade nos países onde se inserem”, explica.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.792.586 mortos no mundo, resultantes de mais de 127 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela AFP. Em Portugal, morreram 16.845 pessoas dos 821.104 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

Sugerir correcção
Comentar