Quadro de Pablo Picasso sobre Guerra da Coreia mostrado em Seul

Pintura sobre a intervenção norte-americana é exibida pela primeira vez na Coreia do Sul.

Foto
Massacre na Coreia (1950-53), Picasso DR

Massacre na Coreia, quadro de Pablo Picasso sobre a Guerra da Coreia (1950-53), será este ano mostrado pela primeira vez na capital sul-coreana, Seul, anunciou esta semana o Museu de Arte Vichae.

Proveniente do Musée Picasso de Paris, Massacre na Coreia é um quadro expressionista que o célebre pintor espanhol apresentou em 1951, numa crítica à intervenção norte-americana na Guerra da Coreia.

Parte de uma série de obras contra a guerra, o quadro retrata o massacre na cidade de Sinchon, que resultou na morte de um grande número de civis, vítimas do conflito opondo as tropas comunistas da Coreia do Norte ao bloco anti-comunista sul-coreano, com apoio dos Estados Unidos. 

Na sua composição, o quadro inspira-se na célebre obra de Francisco Goya, O Terceiro de Maio de 1808, que retrata civis espanhóis a serem executados por tropas napoleónicas comandadas por Joachim Murat. 

Massacre na Coreia integra um lote de 110 obras que estará em exposição no Centro de Artes de Seul, intitulada Dentro do Mito,patente entre 1 de Maio e 29 de Agosto.   

Sugerir correcção
Comentar