Arquitectura

Em Leiria, há uma casa que viaja no tempo

A Casa Lespagnol, recuperada por Tiago Clérigo, quer conjugar o traçado original com um toque de modernidade. O mármore, a madeira e o vidro fosco de outra década guardam memórias antigas.

Fotogaleria

A Casa Lespagnol foi construída em 1964 pelo arquitecto Camilo Korrodi e reconstruída entre 2018 e 2021 por Tiago Clérigo, naquele que foi o seu primeiro trabalho. Localizado em Leiria, o projecto — uma moradia com dois pisos, jardim e duas varandas que percorrem as fachadas frontais da casa, de uma ponta à outra — foi pensado para ser um alojamento permanente. Uma casa de família, onde os clientes pudessem viver para sempre, tal como aconteceu com os anteriores donos e avós da actual proprietária. “Durante a primeira visita, a cliente, em todas as divisões e todos os compartimentos, fazia sempre uma alusão a uma memória de infância”, começa por explicar Tiago Clérigo ao P3.

O objectivo era “preservar e abrigar as memórias dos espaços”, mantendo o traçado original, destaca o fundador do Studio Tiago Clérigo. E onde podemos encontrar essas memórias? “Na nobreza do mármore e na madeira originais” e na própria “organização da casa”, que sofreu ligeiras alterações com o objectivo de se adaptar aos “modos de habitar de hoje em dia”.

O exterior da moradia apresenta uma “transição entre os elementos da arquitectura portuguesa e o modernismo”. Uma construção de linhas modernas com particular destaque para os simples e, simultaneamente, imponentes pilares de pedra que parecem estar dispostos na perpendicular dada a peculiar configuração do telhado, que parece sair da parede. Para além disso, “não existem beirados na casa, que são típicos da arquitectura tradicional portuguesa, mas já existe aqui uma limpeza e uma pureza da fachada”, destaca o arquitecto de 32 anos. "Há uma tentativa de fazer uma ligação ao modernismo, mas ainda um bocadinho preso aos elementos da arquitectura portuguesa.”

No interior, fotografado por Hugo Santos Silva, o mármore e a madeira conjugados com a cor branca colocam a casa numa constante viagem no tempo, entre o passado e o presente. Para a casa de banho optou-se por uma banheira de pés e para a cozinha desenharam-se armários inspirados nos anteriores, onde as portas dão lugar a cortinas. As portas de vidro fosco, o arco que divide os espaços, a madeira que ladeia parte da lareira e, principalmente, “a esquina, junto à lareira, onde a avó se sentava”, foram mantidos.

A pandemia e o facto de residir na Bélgica impediram que visitasse a casa e percepcionasse as primeiras reacções dos donos. Ainda assim, "o feedback foi incrível". "A forma como se preservou e adaptou a casa era realmente importante para a cliente, portanto posso dizer que está muito contente por ter conseguido conservar esta questão das memórias.” 

Texto editado por Ana Maria Henriques

hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography
hu.photography