“Os médicos disseram que era para tomar a vacina, foi neles que eu acreditei”

Com o apoio da Gulbenkian, a vacina contra a covid-19 começou esta semana a ser distribuída porta-a-porta aos idosos acamados ou residentes nas aldeias mais remotas do interior do país. Com um total previsto de 50 carrinhas, esta campanha de vacinação deverá chegar a casa de cerca de 100 mil pessoas de todo o país. “Sempre vem aliviar um bocadinho o medo.”

Foto
Altina da Conceição Pereira, 88 anos, foi vacinada em casa Adriano Miranda

“Em mim a vacina não há-de ter grande préstimo”, atreve-se Altina da Conceição Pereira, quando julga que mais ninguém a ouve. Aos 88 anos, esta mulher da aldeia de Sande, no concelho de Lamego, não sai da cama há mais de um ano, desde que a dor “no estupor de um pé” lhe entorpeceu as pernas e a pandemia fez o resto. E enquanto ao lado, na sala esconsa, médico e enfermeiros se afadigam em instruções para a sobrinha que dela cuida, Altina aproveita para dizer, como quem pede:

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários