Israel estilhaçado

Perder o inimigo nem sempre é bom. A ameaça árabe ou as revoltas palestinianas davam coesão à sociedade israelita. Hoje, o sistema político deixou de funcionar. A fragmentação partidária agrava as mil divisões do Estado hebraico.

Reserve as sextas-feiras para ler a newsletter de Jorge Almeida Fernandes sobre o mundo que não compreendemos.

Israel nunca foi um país “como os outros”. Se os próprios israelitas têm dificuldade em o explicar, muito mais difícil é para um estrangeiro. Ou simplificamos ou nos perdemos no labirinto. A questão palestiniana e a colonização encobriram durante muito tempo as profundas divisões da sociedade. Entretanto, os grandes partidos sionistas, de esquerda e direita, entraram em declínio. A velha elite política secular, de esquerda e direita, foi saindo de cena. O Labor perdeu a identidade política, enquanto o Likud cedia terreno a uma nova geração de nacionalistas religiosos. Benjamin Netanyahu (Bibi) salvou o Likud, consolidando a aliança com os ultra-ortodoxos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários