O pai da informática Alan Turing é o rosto das novas notas de 50 libras

As notas, que já começaram a ser impressas, entram em circulação a 23 de Junho, data do aniversário do criptoanalista, matemático e filósofo britânico, reconhecido pela sua importância na descodificação de mensagens nazis na Segunda Guerra Mundial.

grabretanha,computadores,banco-inglaterra,tecnologia,reino-unido,
Fotogaleria
Reuters/BANK OF ENGLAND
grabretanha,computadores,banco-inglaterra,tecnologia,reino-unido,
Fotogaleria
LUSA/BANK OF ENGLAND / HANDOUT
grabretanha,computadores,banco-inglaterra,tecnologia,reino-unido,
Fotogaleria
Reuters/BANK OF ENGLAND
grabretanha,computadores,banco-inglaterra,tecnologia,reino-unido,
Fotogaleria
Reuters/BANK OF ENGLAND
,Nota de banco
Fotogaleria
Reuters/BANK OF ENGLAND
,Libra esterlina
Fotogaleria
Reuters/BANK OF ENGLAND

O Banco de Inglaterra já começou a imprimir o desenho de uma nova nota de banco para celebrar o matemático Alan Turing, que ajudou a Grã-Bretanha a vencer a II Guerra Mundial graças à sua capacidade de quebrar códigos e que, acredita-se, se terá suicidado depois de ter sido condenado por ter tido relações sexuais com um parceiro masculino.

A nova nota de 50 libras (58,46 euros, ao câmbio actual), anunciada em 2019, apresenta uma imagem de Turing, fórmulas matemáticas de um papel de 1936 que ele escreveu (e que lançou as bases para a informática moderna) e desenhos técnicos para as máquinas utilizadas para decifrar o código Enigma.

A nota de polímero também traz uma citação de Turing, considerado o pai da informática, sobre o aumento da inteligência da máquina: “Isto é apenas uma antecipação do que está para vir, e apenas a sombra do que vai ser”.

Turing trabalhou sobre as pistas de matemáticos polacos que tinham descoberto como ler o código Enigma, usado pela Alemanha nazi, encontrando uma forma de descodificar as mensagens. A história foi contada no filme O Jogo da Imitação, de 2014, no qual Turing foi interpretado pelo actor Benedict Cumberbatch — o filme conquistou o Óscar de melhor argumento adaptado.

O trabalho de Alan Turing levou à descodificação das comunicações navais alemãs que ajudaram as frotas aliadas a desviarem-se dos submarinos inimigos, tendo sido fulcral na Batalha do Atlântico. 

Na sua vida pessoal, Turing foi condenado por indecência em 1952 por ter tido relações sexuais com um homem (a homossexualidade foi ilegal no Reino Unido até 1967) e foi submetido a castração química com injecções de estrogénio para evitar a prisão. Perdeu a sua autorização de segurança para trabalhar com a agência britânica de espionagem GCHQ.

Aos 41 anos, foi encontrado morto na sua residência, envenenado com cianeto. O relatório das autoridades concluiu que se tratou de suicídio. Em 2013, foi-lhe concedido um indulto real pela rainha Isabel II.

“Há algo do carácter de uma nação no seu dinheiro”, disse o governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey, numa declaração na quinta-feira, na qual destacou a amplitude das realizações de Turing. “Ele também era homossexual, e foi tratado de forma terrível como resultado”, disse Bailey. “Ao colocá-lo na nossa nova nota de 50 libras, estamos a celebrar as suas realizações, e os valores que ele simboliza.”

O chefe da GCHQ, Jeremy Fleming, disse que a imagem de Turing na nota é um momento marcante. “Turing foi enaltecido pelo seu brilhantismo e perseguido por ser homossexual. O seu legado é um lembrete da importância de valorizar todos os aspectos da diversidade, mas também do trabalho que ainda precisamos de fazer para nos tornarmos verdadeiramente inclusivos”, observou Fleming.

A nota de 50 libras é a nota de maior valor emitida pelo Banco de Inglaterra e entrará em circulação a 23 de Junho, dia do aniversário da Alan Turing.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários