Civilization. Jogar com a História para a aprender

O novo capítulo da série de videojogos Civilization permite vestir a pele do rei português D. João III. É um exemplo dos muitos jogos que ajudam a estudar o passado.

relaxar,tecnologia,historia,videojogos,tecnologia,
Fotogaleria
Desde 25 de Março que se pode jogar com D. João III em Civilization Firaxis
relaxar,tecnologia,historia,videojogos,tecnologia,
Fotogaleria
Desde 25 de Março que se pode jogar com D. João III em Civilization Firaxis

Quando nasceu, em 1502, D João III herdou um vasto império que começava nas ilhas do Atlântico, passava pela costa africana e chegava até à China e ao Brasil. Mas o reinado não foi fácil: como governante, foi obrigado a gerir várias crises financeiras e políticas, desde as ameaças francesa e inglesa às dificuldades de um império extenso e disperso.

Quem quiser fazer melhor, tem agora a oportunidade de vestir a pele do monarca português no mais recente capítulo da série de videojogos Civilization de Sid Meiers. Desde 1991 que o jogo de estratégia explora os maiores impérios da humanidade, com alguns historiadores a utilizá-lo para reflectir sobre o passado. 

“Os videojogos são parte da cultura. Sempre que há um novo jogo sobre um determinado tópico da história, tende a gerar-se debate, por exemplo, nas redes sociais e nos jornais, sobre o que é que o jogo fez bem, o que é que fez mal, e sobre a História em geral”, explica ao PÚBLICO Ylva Grufstedt, investigadora de História na Universidades de Aalto e na Universidade de Helsínquia, na Finlândia. 

Nos últimos anos, Grufstedt tem-se focado em explorar como alguns videojogos de estratégia como Civilization e Europa Universalis permitem explorar “História alternativa”. “São os cenários ‘e se?’”, justifica a académica. Por exemplo, o que teria acontecido se o Império Romano não tivesse caído? E se a Alemanha tivesse ganho a Segunda Guerra Mundial?

“Ao misturar elementos militares, políticos, religiosos, financeiros e recursos naturais, os jogos permitem pensar sobre o que é que se pode fazer para alcançar um determinado cenário”, clarifica Grufstedt num resumo do seu trabalho. Ao estudar versões alternativas da História, os investigadores esperam aprender mais sobre a forma como os jogadores se relacionam com acontecimentos e consequências de eventos como a Segunda Guerra Mundial. “No centro deste tipo de estudo, estão questões sobre subjectividade, agência e escolha. Que partes da narrativa histórica mexem com as pessoas, e porquê?”, resume a investigadora.

História “adaptada"

Um dos problemas em aprender História com videojogos é que estes nem sempre são fidedignos. Nas últimas versões de Civilization, por exemplo, a narrativa ignora alguns dos elementos menos positivos da História, como a escravatura. E há a possibilidade de enfrentar zombies a certa altura no pacote sobre Portugal. 

“É importante sermos específicos sobre aquilo que os jogos podem e não podem fazer”, ressalva  Grufstedt. “Pode-se aprender com videojogos ao analisá-los e discutir escolhas”, sugere. “Mesmo quando os videojogos exploram versões alternativas da História, a lógica do jogo ainda é historicamente viável.”

Nos Estados Unidos, desde da década de 1970 que professores da escola básica e secundária usam o jogo Oregon Trail para ajudar os alunos a perceber as dificuldades dos primeiros pioneiros norte-americanos. 

O pacote de Civilization, que permite explorar uma versão alternativa do reinado de D. João III, está disponível desde quinta-feira, 25 de Março e inclui a possibilidade de viajar com naus e edificar escolas de navegação e feitorias no jogo. Faz parte do pacote de expansão New Frontiers Pass (39,99 euros) do jogo Civilization VI

Sugerir correcção
Comentar