Bloqueio no Canal do Suez pode colocar em risco o café instantâneo

Entre os maiores produtores de café robusta, apenas o Brasil e a Costa do Marfim não usam o canal egípcio, onde está encalhado o Ever Given, para fazer chegar os seus produtos aos grandes consumidores europeus.

Foto
Torradores de café europeus já estão a sentir o impacto do engarrafamento no Canal do Suez Nuno Ferreira Santos

O navio que está a bloquear a passagem num dos mais importantes pontos de estrangulamento marítimos do mundo não está apenas a refrear as remessas de petróleo e de gás natural liquefeito, mas também os contentores de café robusta – o tipo de café usado pela Nescafé, por exemplo. É a Europa quem está a ser mais afectada, uma vez que as suas importações cruzam o Suez, mas o impacto sentir-se-á globalmente, à medida que os atrasos no transporte deste produto acentuarem a falta dos porta-contentores que suportam os mercados da alimentação. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários