Morreu aos 84 anos o escritor norte-americano Larry McMurtry

Um dos escritores do argumento do galardoado “O segredo de Brokeback Mountain” morreu na noite desta quinta-feira. Larry McMurtry será sepultado no Texas.

Foto
Larry McMurtry morreu aos 84 anos LUSA/JIM LO SCALZO

O escritor norte-americano Larry McMurtry, que foi um dos autores do argumento do filme “O Segredo de Brokeback Mountain”, morreu aos 84 anos, disse esta sexta-feira a sua agente.

“Larry McMurtry faleceu na noite passada, 25 de Março, de paragem cardíaca”, disse à agência noticiosa France Press, Amanda Lundberg.

O escritor “estava acompanhado por quem vivia com ele, nomeadamente a sua parceira de escrita de longa data, Diana Ossana, a sua mulher Norma Faye e seus três cães”, afirma Lundberg, em comunicado.

O filho, o cantor folk James McMurtry, e o neto também estiveram ao lado do escritor, que será sepultado no Texas, o seu Estado natal.

Larry McMurtry dividiu em 2006 com Diana Ossana o Óscar pelo argumento de “O Segredo da Montanha de Brokeback”, adaptação de um conto de Annie Proulx, no qual o escritor revisitou o faroeste, o seu género favorito, sob o prisma de um caso de amor entre dois cowboys.

O tema seduziu o público e tornou o filme, realizado por Ang Lee, num êxito nos cinemas.

Descrito como “o Flaubert das grandes planícies” por um de seus editores, Larry McMurtry escreveu cerca de trinta romances, incluindo o sucesso “Pomba Solitária”, e mais de quarenta argumentos.

Os temas do cowboy e da América rural ainda estavam no romance “A Última Sessão”, que McMurtry adaptou para o filme de mesmo nome, realizado por Peter Bogdanovich em 1971 e que já lhe valeu uma nomeação aos Óscares.

O romance “Tendres Passions”, foi também adaptado ao cinema, com o título homónimo, “Laços de Ternura”, e com as interpretações dos actores Shirley MacLaine, Jack Nicholson e Debra Winger, entre outros e que recebeu o Óscar de Melhor Filme em 1984, além de ter valido a MacLaine o Óscar de Melhor Actriz.

Apaixonado por livros, o escritor abriu no final da década de 1980 uma das maiores livrarias independentes dos Estados Unidos, na pequena cidade texana de Archer City, onde nasceu.

Sugerir correcção
Comentar