Dia Mundial do Teatro terá portas fechadas mas, entre streaming e ensaios, há muita actividade

Criado pelo Instituto Internacional do Teatro, o dia que visa a promoção directa das artes de palco decorre este ano sob o signo da resistência à pandemia, sublinhando “a sagacidade e coragem” dos profissionais. A data será assinalada por estruturas teatrais de todo o país.

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Pelo segundo ano consecutivo, as salas não poderão abrir-se para o dia comemorativo do teatro Miguel Manso

Ensaios para estreias e transmissões em streaming, sem público presente nem aplausos, pautam, pelo segundo ano consecutivo, as comemorações do Dia Mundial do Teatro, de novo com as salas fechadas, por causa do confinamento e da pandemia de covid-19.

O Dia Mundial do Teatro criado pelo Instituto Internacional do Teatro, no âmbito da organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), visa a promoção directa das artes de palco, e decorre este ano sob o signo da resistência à pandemia, sublinhando “a sagacidade e coragem” dos profissionais.

A companhia teatromosca, para assinalar a data, escolhe Hamlet cancelado, de Flavio Tonnetti e Vinicius Piedade. E transmite a partir do Brasil, no sábado. Um figurante daquela que seria a maior produção da tragédia de Shakespeare já alguma vez feita, não conformado com o cancelamento, avança sozinho, usando fragmentos dos textos originais, pedaços dos cenários e retalhos dos figurinos. A peça poderá ser vista no Youtube (21h), a partir da casa do actor e encenador brasileiro Vinicius Piedade, em São Paulo.

Na sala virtual do Teatro Nacional D. Maria II há dez horas consecutivas de transmissão de 'Os Lusíadas’ como nunca os ouviu, por António Fonseca, o actor que ousou dizer o poema épico. A partir das 10h, Fonseca vai “dizer e comentar” Os Lusíadas. O dia termina com By heart, de Tiago Rodrigues.

O director artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, define o Dia Mundial do Teatro, este ano, como “uma espécie do daqui a pouco já nos vamos encontrar”, na expectativa de reabertura de portas a 19 de Abril, segundo o “plano de desconfinamento”, definido pelo Governo.

Nos Artistas Unidos, companhia dirigida por Jorge Silva Melo, o tempo é de ensaios para a peça Birdland, de Simon Stephens. Interpretada por João Pedro Mamede e Rita Rocha da Silva, a peça estreia-se a 19 de Abril, uma data que Jorge Silva Melo define como o Dia Nacional dos Teatros de Porta Aberta.

O Bando marca a efeméride com a divulgação de um vídeo com excertos de espectáculos que tem feito desde que tem sede em Palmela. Irá também divulgar a estreia das duas peças que se encontram em ensaios: Porta, de Gonçalo M. Tavares, e Futebol, uma criação conjunta com o Teatro Regional da Serra de Montemuro.

No S. Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, a efeméride será assinalada, no sábado e no domingo, com a transmissão online de uma nova edição de Estar em casa, com curadoria de Anabela Mota Ribeiro e André E. Teodósio. A partir das palavras “invadir”, “sarar” e “unir”, o programa conta com espectáculos, conversas, performances, visitas guiadas, aulas em casa, cinema, consultórios astrológicos e muito mais, disse fonte do teatro à agência Lusa.

O Cerejal, de Anton Tchekhov com encenação de Sandra Faleiro, e Os Filhos do Mal, de Hotel Europa, frente-a-frente com o impacto da ditadura através de gerações, uma oficina de Os Sapatos do sr. Luiz, Vamos Comprar um Poeta, do Plano Comensal de Leitura, e Se eu fosse Nina, de Rita Calçada Bastos, são os espectáculos a transmitir pelo S. Luiz para marcar o dia.

No Teatro Ibérico, a efeméride não é assinalada e a reabertura ocorre apenas o início de Maio, uma vez que o teatro esteve em obras.

A companhia Cão Solteiro lembra o Dia Mundial do Teatro com a transmissão online de Azul Vermelho, Azul Manteiga, a primeira peça infantil criada pela companhia para o Teatro Luís de Camões LU.CA, numa produção com A Oficina.

O espectáculo Fake, de Inês Barahona e Miguel Fragata, será transmitido a partir do canal do Fórum Municipal Luísa Todi. A peça Humidade será transmitida pela Companhia de Teatro de Braga e o Teatro Art'Imagem, também online, mostra Primavera do teatro, enquanto o Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana transmitirá a leitura da mensagem internacional do Dia Mundial do Teatro, que traduziu — este ano assinada pela actriz Helen Mirren — e o espectáculo Palhaço verde, uma encenação de Graeme Pulleyn do texto de Matilde Rosa Araújo.

A Companhia Mascarenhas-Martins também oferecerá uma leitura encenada da mensagem do Instituto Internacional de Teatro, no Facebook do Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida, assim como o actor, encenador e dramaturgo Ricardo Neves-Neves, no Facebook do Cineteatro Louletano.

O Teatro Municipal do Porto - Teatro Campo Alegre opta pelo espectáculo Paisagem, a mais recente criação de Paula Diogo e Tónan Quito, com o colectivo brasileiro Foguetes Maravilha, e Passos em volta, um espectáculo da Companhia João Garcia Miguel, criado a partir de textos de Herberto Helder. No sábado, o Teatro de Campo Alegre promove ainda um encontro com João Garcia Miguel, Tónan Quito, Stella Rabelo e Eduardo Neves, que será transmitido na página do teatro no Facebook.

Iniciativa diferente tem o Teatro Experimental de Cascais que, no sábado, marca a atribuição do nome de Carmen Dolores a uma rua da localidade, numa homenagem à actriz que morreu a 16 de Fevereiro último, aos 96 anos.

O Teatro Viriato, em Viseu, estreia Senso, uma criação do actor e encenador Jorge Fraga, a partir das peças didácticas de Bertolt Brecht, em live streamin, a partir das 21h30.

Palavras em Palco - Um Caminho para Caryl Churchill, pelo Teatro Aberto fica online até dia 4 de Abril no “site” da companhia.

O Assédio Teatro estreia online Língua de Cão e Litania, de Francisco Luís Parreira, com encenação de João Cardoso, que fica disponível até 11 de Abril.

A associação Materiais Diversos oferece Futuricidade, pela coreógrafa Marta Tomé, em colaboração com o investigador Rui Matoso, com transmissão em directo no Facebook, a partir das 18h00.

Criado pelo Instituto Internacional do Teatro, no âmbito da organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), para a promoção directa das artes de palco, o Dia Mundial do Teatro celebra-se a 27 de Março e foi assinalado pela primeira vez em 1962, com uma mensagem do dramaturgo francês Jean Cocteau.

Este ano, a mensagem é assinada pela actriz britânica Helen Mirren, que elogia a “resiliência dos profissionais das artes e a capacidade de sobreviverem à pandemia com sagacidade e coragem”.

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