Governo cria Provedor do Animal e medidas para proteger animais de companhia

Provedor do Animal e novas medidas têm como objectivo “melhorar a política pública em matéria e bem-estar animal, saúde pública, segurança e tranquilidade das populações”. Criar uma estratégia para animais abandonados é outra das iniciativas do Governo.

Foto
Filipa Fernandez

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 25 de Março, a criação do Provedor do Animal e um conjunto de medidas para um tratamento autónomo e reforçado do bem-estar dos animais de companhia. O Provedor do Animal ficará sob a direcção do ministro do Ambiente e da Acção Climática e da ministra da Agricultura, refere um comunicado divulgado no final da reunião do Governo.

Quanto ao conjunto de medidas aprovadas para o bem-estar dos animais de companhia, uma resolução aprovada pelo Governo institui um novo quadro de actuação, “prosseguindo uma visão que alicerce a melhoria da política pública em matéria de bem-estar animal, saúde pública, segurança e tranquilidade das populações”, adequada às melhores práticas internacionais.

As medidas, sublinha o Governo, exigem a cooperação e sinergia “dos organismos da administração directa e indirecta do Estado, do poder local, das autoridades judiciárias e policiais, das associações representativas do sector, dos movimentos de protecção animal, dos detentores de animais e de todos os cidadãos”.

O conselho de Ministros aprovou também um decreto-lei que altera a orgânica do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que terá a tutela do bem-estar dos animais de companhia.

Um comunicado do ministro do Ambiente, após a divulgação das medidas relacionadas com o bem-estar dos animais, dá conta que em Portugal há cerca de três milhões de animais de companhia registados.

O Programa Nacional para os Animais de Companhia vai instituir medidas de promoção do tratamento condigno dos animais de companhia, de combate a fenómenos como o abandono ou a superpopulação e de alternativas à institucionalização em alojamentos e assenta em dez passos.

No âmbito do programa vai ser elaborado, ainda este ano, um regime geral de bem-estar dos animais de companhia, será feita uma revisão da legislação sectorial e serão eliminados os custos de contexto injustificados para a prática das actividades económicas relacionadas com o bem-estar dos animais de companhia.

Está ainda prevista a criação de uma estratégia nacional para os animais errantes, uma rede nacional de respostas para acolhimento temporário, um programa nacional de adopção de animais de companhia e um guia de procedimentos para gerir situações de acumulação de animais.

O Governo tem ainda previsto realizar acções de formação com os municípios, criar um Registo Nacional de Associações Zoófilas e instituir um prémio nacional para as melhores práticas em bem-estar dos animais de companhia.

A nota do Ministério do Ambiente sublinha que “competirá ao ICNF definir, executar e avaliar políticas de bem-estar, detenção, criação, comércio e controlo de animais de companhia, medidas a desenvolver em articulação com as entidades relevantes, em especial com os municípios e com as associações zoófilas”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários