Consumo de eletricidade sobe 21% no sector doméstico em Fevereiro

Em Fevereiro, mês completo de confinamento em Portugal e de teletrabalho obrigatório sempre que possível, houve uma quebra de 39% no consumo de gasolina

Foto
Confinamento reduziu consumo de combustíveis no país Adriano Miranda

O consumo de electricidade no sector doméstico aumentou 21% em Fevereiro, face ao período homólogo, enquanto nos serviços desceu 23%, devido à pandemia, divulgou a Agência para a Energia (Adene) esta quinta-feira.

De acordo com o boletim de Fevereiro da electricidade, divulgado por aquela entidade, “os efeitos da pandemia continuam-se a fazer sentir no consumo de energia eléctrica”, com o sector doméstico a registar uma subida de 21% em Fevereiro.

No sentido inverso, o consumo de electricidade no sector dos serviços caiu 23%, no mesmo período.

As restrições às deslocações também se fizeram sentir no consumo de derivados do petróleo, que registou quebras de 27% no gasóleo, 39% na gasolina e 81% no ‘jet fuel’ (combustível para aeronaves), face a Fevereiro do ano passado, antes da pandemia.

Por sua vez, o consumo de gás natural no sector doméstico registou também uma subida de 22% no período em análise, “efeito das medidas de confinamento”, apontou a Adene. No sector dos serviços, o consumo de gás natural desceu 20%.

Sugerir correcção
Comentar