Cinco séries com alguns dos nossos anti-heróis favoritos

Um conjunto de séries cujas personagens nos cativam tanto pelo seu carisma natural, como pela sua ética duvidosa. Mas todos sabemos que um herói não precisa de ser perfeito. Para ver ou rever.

series-,tv,ipsilon,televisao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
A Casa de Papel
series-,tv,ipsilon,televisao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Barry
series-,tv,ipsilon,televisao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
After Life
series-,tv,ipsilon,televisao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Fargo
,HBO
Fotogaleria
The Righteous Gemstones

A Casa de Papel

Netflix
Criada, em 2017, pelo espanhol Aléx Pina, a primeira temporada estreou-se no canal privado Antena 3. O sucesso foi tal que, poucos meses depois, foi incluída no catálogo internacional da plataforma Netflix, que avançou com mais quatro temporadas. Tudo começa com um plano milimetricamente pensado para assaltar a Casa da Moeda de Espanha. Professor, o génio por detrás de cada detalhe, escolheu a dedo os seus parceiros no crime e deu-lhes o nome de cidades: Tóquio é uma assaltante em fuga; Berlim é o instável executor do esquema; Rio, o génio informático; Nairobi, a falsificadora; Moscovo, especialista em perfuração, traz consigo o filho Denver; e finalmente, Helsínquia e Oslo, a força de braços necessária para qualquer situação do género. Durante cinco meses, ensaiam cada passo e avaliam todos os possíveis contratempos. Quando o dia chega, vestem uns macacões vermelhos, colocam máscaras de Dalí e barricam-se, com 67 reféns, dentro da Casa da Moeda. Numa afronta aos bancos, ao capitalismo e a um sistema social corrupto, põem as máquinas a fabricar os vários milhões de euros que tencionam levar consigo. Têm como objectivo não causar mortos ou feridos, mas nem tudo corre como previsto. O elenco, brilhante, inclui Úrsula Corberó, Belén Cuesta, Álvaro Morte, Itziar Ituño, Pedro Alonso, Miguel Herrán e Jaime Lorente. Em 2018, A Casa de Papel recebeu o Emmy Internacional de melhor série dramática. Uma quinta temporada está prevista para Abril. 

Barry 

HBO
Depois de uma missão traumática no Afeganistão, Barry deixou-se arrastar pela depressão. Um amigo ajudou-o a levantar-se, ao recrutá-lo para assassino a soldo. “O que fazias bem na guerra pode ser útil cá”, disse-lhe, e incumbiu-o de assassinar a pior escumalha da sociedade. Sem nada a perder, Barry deu então início a uma inesperada carreira onde demonstrou grande talento e eficácia, sem nunca questionar os seus actos. Mas o passar do tempo só veio acentuar a sensação de vazio. Até que um dia, quando se encontra em Los Angeles em serviço, entra acidentalmente numa aula de representação onde se sente estranhamente revigorado. Os estudantes convencem-no a regressar no dia seguinte e Barry percebe que encontrou finalmente um propósito. Mas há um senão: representar é um trabalho que envolve grande exposição, o que não se coaduna em absoluto com o anonimato necessário para assassinar pessoas. O protagonista tenta, sem sucesso, deixar a profissão, mas vê-se constantemente envolvido com a máfia tchetchena, que por sua vez começa uma guerra com a máfia boliviana e assim por diante. Já com duas temporadas disponíveis (e mais duas a caminho), Barry foi desenvolvida pelo veterano Alec Berg (associado a Seinfeld e Calma, Larry), e Bill Hader, que assume o papel de protagonista e que tem encabeçado outros projectos importantes, seja a série de falsos documentários Documentary Now!, escrever para South Park, fazer parte do elenco de Saturday Night Live ou aparecer em diversos filmes. Aclamada pelo público e pela crítica, teve quase três dezenas de nomeações para os Emmys, com Bill Hader a merecer o prémio de melhor actor em comédia por duas vezes consecutivas (2018 e 2019), e Henry Winkler o de melhor actor secundário (2018). Já em 2019 e 2020, a série esteve nomeada para três categorias dos Globos de Ouro: melhor série de comédia, actor (Hader) e actor secundário (Winkler).

After Life

Netflix
Produzida pela Netflix em 2018, uma comédia negra criada, realizada e protagonizada pelo comediante britânico Ricky Gervais (responsável pelo estrondoso sucesso de The Office, que lhe valeu um Globo de Ouro e três BAFTA na categoria de melhor actor de comédia). A acção segue Tony, um homem afável e de bem com a vida até Lisa, a sua alma-gémea, morrer de cancro. Depois disso, toldado pelo sofrimento, transforma-se num misantropo que diz e faz o que lhe apetece, sem ter em consideração os sentimentos alheios. Amigos e colegas de trabalho, vítimas perfeitas do seu desconforto, vão tolerando as atitudes por saberem o quanto a morte de Lisa o afectou e esperando ansiosamente que o amigo regresse à normalidade. Mas parece que a versão malévola de Tony teima em não arredar pé, atropelando emocionalmente todos os que com ele se cruzam. No elenco, participam ainda David Bradley, Penelope Wilton, Ashley Jensen e Tony Way. After Life tem três temporadas disponíveis. 

Fargo 

TVCine +
A série começa com o anúncio: “Esta é uma história verdadeira (...). A pedido dos sobreviventes, os nomes foram alterados. Por respeito aos mortos, o resto é contado exactamente como aconteceu.” Na verdade, tudo isto é mentira. Munida de humor negro, a antologia Fargo foi criada em 2014 por Noah Hawley (Bones, The Unusuals, My Generation ou Legion), para o canal norte-americano FX, e inspira-se no filme homónimo de Joel e Ethan Coen, listados como produtores executivos na série. Tem três temporadas já estreadas, cada uma delas com a sua própria história e personagens. Em comum, têm entre si o estado do Minnesota (EUA), a intriga, o engano, o assassinato e as constantes referências aos filmes dos Coen. Tudo começa com o misterioso Lorne Malvo (Billy Bob Thornton), que chega à pequena localidade de Bemidji para lançar o caos. Lorne vai conhecer o inseguro Lester Nygaard (Martin Freeman) e em três tempos coloca-o no centro de vários crimes que não tencionava cometer. A primeira temporada venceu os Emmys de melhor mini-série, realização e elenco. Também recebeu o Globo de Ouro de melhor mini-série e deu a Billy Bob Thornton o prémio de melhor actor em mini-série. A acção da segunda temporada acontece em 1979 e as personagens são interpretadas por Kirsten Dunst, Patrick Wilson, Jesse Plemons e Ted Danson. Recebeu três nomeações aos Globo de Ouro e Emmys. A terceira passa-se em 2010 e conta com as actuações de Ewan McGregor, Carrie Coon, Mary Elizabeth Winstead, David Thewlis e Goran Bogdan. Assim como as outras temporadas, foi muito bem avaliada pela crítica, recebendo diversas nomeações para os Globo de Ouro e Emmys. Está prevista uma quarta. 

The Righteous Gemstones

HBO
Uma comédia negra criada por Danny McBride, co-criador de Eastbound & Down e Vice Principals, que segue três gerações de uma poderosa família evangelista. O patriarca Eli Gemstone (John Goodman) é um pastor da Carolina do Sul, célebre pelas técnicas pouco ortodoxas de salvação, pelas missas internacionais e pelo seu bem-sucedido programa de televisão. Jesse Gemstone (McBride), o filho mais velho e seu sucessor natural, tenta, com alguma dificuldade, modernizar o império do pai. Segue-se Kelvin (Adam Devine), o irmão mais novo, com quem Jesse tem uma relação atribulada e que tem alguma dificuldade em aceitar alguns dos métodos por eles usados; e, finalmente, Judy (Edi Patterson), uma mulher revoltada por ser constantemente excluída e menosprezada pelo simples facto de ser mulher. Esta família, apesar dos preceitos morais que apregoam e das almas que tentam salvar, está mergulhada na ganância, amoralidade e sede de poder. Tudo, claro, em nome do Senhor.

Sugerir correcção
Comentar