Professores portugueses têm os níveis de stress mais altos da Europa

Portugal é o país onde os professores do 3.º ciclo do ensino básico viveram mais situações de stress elevado devido à profissão, revela um relatório da Comissão Europeia.

Foto
André Rodrigues

Quase metade dos professores europeus do 3.º ciclo do ensino básico (do 7.º ao 9.º anos de escolaridade) sentem níveis de stress elevados associados à profissão. Portugal aparece acima da média europeia e encabeça a tabela, com 87% dos profissionais da educação a viverem momentos de “bastante” ou “muito” stress no trabalho. Os dados constam do relatório da Comissão Europeia “Professores na Europa - Carreiras, Desenvolvimento e Bem-estar”, publicado esta quarta-feira.

As principais fontes de stress para os professores não estão ligadas às aulas, revela o estudo, que compreende os anos entre 2018 e 2020. Tarefas administrativas, ter de cumprir exigências por parte de superiores ou sentirem-se responsáveis pelo sucesso dos alunos são algumas das explicações para o desgaste da classe profissional. 

“Níveis mais elevados de stress estão relacionados com a avaliação sobre a progressão na carreira, mais horas de trabalho, mau comportamento dos estudantes e níveis mais baixos de autoconfiança na gestão dos alunos”, pode ainda ler-se no documento, que conjuga dados qualitativos da Eurydice (a rede de informação sobre os sistemas educativos europeus) com dados quantitativos obtidos pelo TALIS (Teaching and Learning International Survey - Inquérito Internacional de Ensino e Aprendizagem, em português), da OCDE.

Também no que respeita ao impacto do trabalho no bem-estar dos professores, Portugal aparece acima da média europeia no que aos piores cenários diz respeito. Mais de metade dos educadores diz sofrer física e mentalmente com o trabalho. A par de Portugal estão países como a Bélgica, a Bulgária, a Dinamarca, França, Letónia e o Reino Unido. Em termos gerais, na Europa, 24% e 22% dos profissionais reportam um impacto negativo da profissão tanto na saúde mental como na física, respectivamente. 

Precariedade e envelhecimento

No que toca às condições de trabalho, o cenário não é melhor: cerca de 80% dos professores portugueses com idades inferiores a 35 anos têm contratos a termo certo. Portugal está na cauda da Europa: estes profissionais mais jovens reduzem-se a apenas 3,4% do total de professores no país quando a média europeia é de 19,2%.

O relatório revela uma realidade já antiga em Portugal, partilhada com o resto da Europa: uma classe profissional envelhecida. A Estónia é o país com professores mais velhos (54,5% do total), seguida pela Grécia, Lituânia, Itália e Letónia, países onde pelo menos metade dos educadores tem mais de 50 anos. Portugal aparece no oitavo lugar da tabela: entre 40% a 50% dos professores portugueses do 3.º ciclo vão-se aposentar nos próximos 15 anos.

Quanto às condições salariais, aspecto importante para a satisfação laboral, o descontentamento é geral. Na média da União Europeia, apenas 37,8% dos professores consideram o vencimento satisfatório ou muito satisfatório. Portugal situa-se, mais uma vez, abaixo da média, assim como a Islândia. Por cá, menos de um em cada dez professores diz estar satisfeito com o salário que recebe. 

O relatório alerta que em Portugal o salário dos professores aumentou “muito pouco” ao longo dos últimos dez anos, desde a crise económica de 2009. Já na Bélgica e na Áustria, 70% dos profissionais da educação dizem-se satisfeitos com a sua remuneração. 

Sugerir correcção
Ler 20 comentários