Lacerda Sales admite contratar mais enfermeiros para vacinação contra covid-19

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde diz que vão ser precisos 2500 enfermeiros alocados de forma permanente à campanha de vacinação.

Foto
Rui Gaudencio

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse esta quarta-feira serão necessários 2.500 enfermeiros para a segunda fase de vacinação e que não haverá falta destes profissionais nos postos de vacinação. 

“Serão necessários cerca de 2.500 enfermeiros para esta tarefa. Com certeza, quer dentro do Serviço Nacional de Saúde quer fora, nós teremos capacidade para este número de enfermeiros”, afirmou aos jornalistas António Lacerda Sales, em Lisboa, onde recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19. 

O governante esclareceu ainda que os 2.500 enfermeiros vão estar “alocados de forma permanente" à campanha de vacinação. O secretário de Estado da Saúde afirmou ainda que a falta de enfermeiros nos futuros postos de vacinação em massa "não será um problema” e admitiu eventuais “novas contratações”.

Esta garantia de Lacerda Sales surge depois de o PÚBLICO ter escrito que as autarquias de Lisboa, Porto, Cascais, Loures, Sintra e Gaia não têm enfermeiros suficientes para os mais de 150 espaços de vacinação que a task force planeia ter a funcionar na segunda fase da vacinação.

O momento da vacinação foi aberto à imprensa por iniciativa do secretário de Estado para “dar confiança aos portugueses na vacina da AstraZeneca”, depois de a sua administração ter sido suspensa e novamente validada pelas autoridades de saúde. 

António Lacerda Sales foi vacinado no Hospital das Forças Armadas e tem a segunda dose prevista para daqui a 12 semanas. 

Sugerir correcção
Comentar