Geocaching : Termas do Centro querem seduzir mais visitantes com “caças ao tesouro”

As termas apostam na mais-valia de uma actividade que está em crescimento e tem tudo para ser saudável: “combate o sedentarismo, promove a saúde e bem-estar e permite a exploração do património natural e cultural envolvente”.

Foto
Termas da Curia ADRIANO MIRANDA

As termas da região Centro estão a desenvolver uma rede de geocaching para estimular a deslocação de novas pessoas às estâncias termais, logo que seja possível circular em segurança.

Segundo a rede Termas Centro, cujo promotor líder é a Associação das Termas de Portugal - Delegação Centro, foi concluída a primeira fase da instalação de um conjunto de geocaches no território das 20 estâncias termais que a compõem.

No total, são 12 as que foram “escondidas” na “primeira fase de instalação” - uma operação conduzida pela equipa do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra, coordenada por Paulo de Carvalho, director do Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios, com “grande experiência nesta área”, explica uma nota da associação.

Quando a rede de geocaching estiver completa, destaca-se, “terá disponíveis 50 geocaches para os adeptos desta ‘caça ao tesouro’, que atrai cada vez mais entusiastas”.

A equipa responsável pela iniciativa começou por fazer o levantamento prévio da oferta de geocaching no território, a que se seguiram acções de trabalho de campo, para reconhecimento e georreferenciação dos pontos de interesse para a criação da rede das Termas Centro.

“Depois de identificados os locais para a instalação das geocaches, foram elaborados os conteúdos para cada uma delas e criados os respectivos suportes digitais nas páginas online da plataforma geocaching.com, nomeadamente textos, fotografias e grafismos, em português e inglês. Finalmente, começaram a colocar-se as geocaches no território”, explicam.

As primeiras foram colocadas em locais estratégicos de cinco estâncias das Termas Centro no distrito de Viseu (Alcafache, Carvalhal, Felgueira, Sangemil e São Pedro do Sul) e seguem-se os distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria.

“Com esta rede”, as Termas Centro querem “estimular a vinda de novas pessoas às estâncias termais da região, a partir do momento em que seja possível circular em segurança”, refere na nota Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro.

O responsável acrescenta tratar-se de “uma actividade muito interessante, uma verdadeira “caça ao tesouro” que combate o sedentarismo, promove a saúde e bem-estar e permite a exploração do património natural e cultural envolvente das termas, uma vez que os locais das geocaches são escolhidos pela sua importância histórica e cultural”.

O geocaching é uma actividade recreativa ao ar livre, feita em família, ou isoladamente, e que consiste em encontrar objectos georreferenciados (geocaches), que estão escondidos em locais públicos.

A criação da rede está inserida no ciclo de animação Viva Termas Centro, promovido pela rede Termas Centro nas suas estâncias termais.

Um total de 20 estâncias termais integram o consórcio Termas Centro: Alcafache, Almeida - Fonte Santa, de Águas - Penamacor, do Bicanho, Caldas da Felgueira, Caldas da Rainha, do Carvalhal, da Curia, do Cró, da Ladeira de Envendos, de Longroiva, do Luso, de Manteigas, de Monfortinho, da Piedade, de Sangemil, de São Pedro do Sul, de Unhais da Serra, de Vale da Mó e do Vimeiro. 

Sugerir correcção
Comentar