Da vinha ao copo na liderança da sustentabilidade

A Herdade dos Grous no coração do Alentejo é um lugar único, onde a natureza e as actividades humanas se integram de forma harmoniosa. O respeito pela terra traduz-se na adopção de práticas de produção sustentável em todas as suas vertentes, com especial destaque na área vitivinícola. Conheça-as.

Foto

Mas em que se traduz essa filosofia de produção sustentável? Na Herdade dos Grous, as práticas agrícolas foram adaptadas, conscientes das alterações climáticas, e levaram à adopção de várias medidas na gestão da vinha. A escolha de castas autóctones mais resilientes, a optimização dos recursos hídricos e a implementação de práticas de conservação do solo são apenas alguns exemplos do enorme trabalho realizado em prol do desenvolvimento sustentável. Práticas e medidas que tornaram a Herdade dos Grous o primeiro produtor de vinhos do Alentejo a obter a certificação em Produção Sustentável pelo Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo.

A biodiversidade como elemento agregador

Para a Herdade dos Grous o foco no mosaico paisagístico e recuperação da rede ecológica assentam numa estratégia de gestão da biodiversidade, fundamental para o equilíbrio e conservação dos ecossistemas existentes. Esta estratégia é multifacetada e assenta na prática de uma agricultura biológica integrada.​ Uma estratégia que apostou na criação de corredores para a protecção da vida selvagem, na implementação de habitats para polinizadores e na conservação de linhas de água através de plantas arbustivas autóctones. Medidas que permitiram beneficiar grandemente a vinha e as culturas circundantes.

A preocupação com o ambiente e biodiversidade aplica-se até no controlo das pragas, que é mantido através da manutenção de um “suporte aéreo” e com a instalação de abrigos para morcegos, postes com poleiro e caixas-ninho para aves de rapinas, na zona de interface entre a vinha, olival e montado.

O caminho para um futuro mais sustentável

Um caminho que vem sendo percorrido pela Herdade do Grous há algum tempo. Desde 2018, que a Herdade de Grous calcula as emissões de CO2 libertado nas fases de viticultura, vinificação, embalamento e distribuição. A partir desses cálculos decidiu implementar medidas em todas as fases do processo, com o intuito de reduzir as emissões e aplicar práticas mais amigas do ambiente. 

A aposta no desenvolvimento sustentável na Herdade dos Grous, também passa pela análise e avaliação dos métodos de produção e pelo recurso a materiais mais ecológicos e sustentáveis no embalamento e armazenamento dos seus produtos. Fomentando, ainda, a economia circular através da reutilização dos resíduos gerados nas diferentes actividades.

A instalação de painéis fotovoltaicos, a alteração do sistema de iluminação para lâmpadas LED e a colocação de sensores de movimento em áreas chave da adega são algumas das medidas que permitiram um uso mais eficiente da energia com previsível poupança nos custos energéticos. Também a implementação de novas tecnologias na gestão da água nas diversas fases de produção da vinha e do vinho ou a monitorização da humidade do solo na vinha, permitiram ganhos significativos na eficiência e redução do consumo deste recurso natural.

Outra das grandes preocupações da Herdade dos Grous é ter um papel importante e activo na comunidade em que se insere, posicionando-se sempre como um projecto verdadeiramente integrado com uma forte aposta na responsabilidade social. A cooperação e bem-estar dos seus colaboradores e o envolvimento com a comunidade local são elementos fundamentais para que isso aconteça.

Uma coisa é certa, ao brindar com o vinho Herdade dos Grous tem a certeza que está a apoiar a sustentabilidade.