Pandemia piorou a saúde oral dos portugueses — e há casos graves que podem ficar por detectar

Os dentistas portugueses estão a ver mais cáries, infecções e fracturas e há receios que casos de cancro oral estejam a passar por debaixo do radar. Desta vez, não é o medo da broca que afasta as pessoas do dentista: são as dificuldades financeiras, a redução do número de consultas e o receio de ficar infectado.

medicos,saude,sociedade,servico-nacional-saude,medicina,doencas,
Fotogaleria
Este sábado, celebra-se o Dia Mundial da Saúe Oral PAULO RICCA / PUBLICO
medicos,saude,sociedade,servico-nacional-saude,medicina,doencas,
Fotogaleria
Este sábado, celebra-se o Dia Mundial da Saúe Oral ADRIANO MIRANDA / PUBLICO

A pandemia e o confinamento levaram ao agravamento de problemas de saúde oral. Os dentistas estão a tratar mais urgências — e a arrancar mais dentes — desde o começo da crise de saúde pública, com cáries, infecções, dentes para desvitalizar e fracturas a tornarem-se problemas mais comuns no consultório dos profissionais. O medo da covid-19, as dificuldades financeiras e a redução do número de consultas atrasam a procura de ajuda profissional.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários