Portimonense obriga FC Porto a “ignorar” o Chelsea

Sérgio Conceição vê deslocação ao Algarve como das mais difíceis e importantes, apesar de ter tido quase uma semana para prepará-la e de acreditar que Corona voltará a fazer a diferença.

Foto
JOSE COELHO

Com o dobro do tempo habitual para preparar o jogo com o Portimonense, agendado para este sábado, na 24.ª jornada da Liga, antes de mais uma “debandada” para as selecções, o treinador do FC Porto priorizou o compromisso do Algarve em dia de sorteio da Liga dos Campeões, que ditou o reencontro com o Chelsea, nos quartos-de-final.

Na conferência de imprensa que antecedeu a viagem para Portimão, Sérgio Conceição defendeu a lógica do “próximo jogo” ser sempre o mais importante e garantiu que nem sequer houve oportunidade para comentar os “caprichos” do sorteio de Nyon com o grupo.

Ainda assim, reforçou o grau de dificuldade que os quartos-de-final representam: “Todos sabem do poderio destes adversários... os oito melhores clubes da Europa. Serão bons jogos, bem disputados e difíceis para todos”, considera, regressando à realidade nacional, sem comentar a fé de Pinto da Costa voltar a uma final europeia.

“Acredito que é muito importante ganhar o próximo jogo”, que antecede o Santa Clara, elencou, após o que falará da Liga dos Campeões.

A dez pontos do primeiro lugar, depois de ter recuperado a vice-liderança que garante apuramento directo para a próxima edição da Champions League, o FC Porto dissecou o adversário em busca das fragilidades que os “dragões” explorarão, mesmo numa fase em que a inspiração de Corona já teve melhores dias.

Em resposta à questão sobre a perda de influência do mexicano no rendimento da equipa, sobretudo nos momentos de desequilíbrio de que o colectivo depende, Sérgio Conceição tranquilizou os adeptos ao lembrar que “preocupante seria se Corona não corresse”, fazendo uma revelação, ao garantir que Corona estará no onze titular, quando no boletim clínico do clube constam apenas os nomes de Marcano e Mbaye.

“Não é meu costume revelar quem escolho para o onze, mas acabei por falar demasiado. Portanto, posso já garantir que o Corona vai jogar… será ele e mais dez!”, esclareceu, confiante numa boa resposta da equipa depois de uma semana mais tranquila, numa altura em que o campeonato fará uma pausa, que se admite positiva para os “dragões”.

Concordando que é sempre preferível dispor de mais tempo para recuperar os jogadores e preparar as partidas, Conceição sente que estes dias foram importantes para escalpelizar todas as vertentes do jogo do Algarve, mostrando-se menos entusiasmado com a pausa da selecção.

“Queria ter uma pausa, mas com os jogadores todos à disposição”, assumiu, o que não é compatível com um plantel formado maioritariamente por internacionais, com jogos “amigáveis” e viagens a roubar o descanso dos futebolistas.

Sobre o Portimonense, 12.º da geral, o treinador portista sublinha o facto de se tratar de uma das deslocações mais difíceis, num momento extremamente importante, até por os algarvios “estarem a subir de produção”, especialmente em casa, “com resultados interessantes nos últimos três jogos”.

Sugerir correcção
Comentar