PSD quer Defesa na alçada de um vice-primeiro-ministro ou ministro de Estado

O programa do principal partido da oposição já foi comunicado ao ministro João Gomes Cravinho. Do debate saiu amplo consenso, diz Ângelo Correia.

Foto
Coordenador de Defesa do CEN apresentou propostas JOAO RELVAS

O PSD quer a Defesa Nacional na dependência de um vice-primeiro-ministro ou ministro de Estado, revelou esta quinta-feira Ângelo Correia, coordenador para a área da Defesa do conselho estratégico nacional (CEN) dos sociais-democratas. Esta é uma das alterações ao conceito e organigrama do executivo propostas pelo principal partido da oposição que apelou ao consenso para as modificações.

“A coordenação da Defesa Nacional é do primeiro-ministro que a delega no ministro da Defesa, mas deve haver um vice-primeiro-ministro ou ministro de Estado com essa competência, podendo ser o ministro da Defesa”, explicitou Ângelo Correia em conferência de imprensa. Esta alteração decorre das mudanças operadas nas últimas décadas.

“O conceito constitucional de Defesa Nacional não é só a defesa militar da República, mas a garantia da protecção das instituições e dos portugueses, referiu, comentando a presente situação. Contudo, precisou as mudanças entretanto verificadas: “Há ameaças e riscos que não tínhamos.” Partindo do presente, o coordenador de Defesa do CEN do PSD referiu a pandemia e elencou outros riscos: mudanças climáticas; ameaças terroristas; defesa dos Direitos Humanos.

“A noção de ameaça e risco não é só externa”, insistiu. “Onde começa um ataque de ciberdefesa? A globalização mudou as regras, é preciso fazer a afinação do conceito de Defesa Nacional. Segurança Interna, Protecção Civil e Informações Estratégicas formam a Segurança Nacional”, anunciou. “Embora com instrumentos e forças próprias não são comportamentos estanques, funcionam em conjunto”, disse ainda.

Daí a proposta de alteração do organigrama governamental para reforçar a capacidade coordenadora nesta área, podendo o titular da Defesa ocupar o novo patamar de vice do primeiro-ministro ou de ministro de Estado. E a de o Planeamento Civil de Emergência ficar na tutela da Defesa. “A quem deve caber o planeamento e articulação da acção estratégica interministerial em situações de crise nacional ou internacional”, explicita o documento Conceito de Defesa Nacional apresentado.

Não faria sentido se o Governo alterasse sem o PSD apresentar as suas propostas”, comentou Ângelo Correia, referindo-se ao anúncio pelo ministro João Gomes Cravinho de alterações às funções e poderes do chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA). “Os diplomas que aí vêm são só de reorganização”, ressalvou. Enquanto o PSD avança com uma mudança de filosofia.

Sobre o CEMGFA, a proposta do principal partido da oposição é semelhante à do Governo. Aliás, Ângelo Correia disparou uma seta a personalidades, que não identificou, que em privado concordaram e em público criticaram. “Não estou interessado em ter culturas dos ramos, mas das Forças Armadas”, destacou. Ainda assim, referiu como pontos diferenciadores a coordenação operacional com responsabilidades mais claras, o evitar a duplicação entre ramos e meios com o CEMGFA, e a garantia de manutenção dos ramos. Mas revelou que se reuniu há dois meses, antes da fase aguda da pandemia, com o ministro João Cravinho: “O debate demonstrou amplo consenso.”

Quanto às políticas concretas, o PSD pugna pelo reforço das unidades especiais — comandos, pára-quedistas e fuzileiros — com drones e helicópteros de combate ar/solo, a conclusão da construção dos navios de patrulha oceânicos e modernização da patrulha aérea marítima dos P3, e a compra de um reabastecedor. A outro nível, o partido quer promover o treino conjunto das forças militares com a GNR, capacitando-as para operações de paz em simultâneo.

Há ainda uma aposta, entre outros pontos, nas Tecnologias Disruptivas Emergentes — Inteligência Artificial, tecnologias Espaciais e Quânticas, armamento hipersónico e biotecnologias. E são retomados temas tradicionais das Forças Armadas: dignificar a condição militar; valorizar as carreiras e alargar a grelha salarial; eliminar as disparidades salariais dos militares com as forças de segurança (PSP e GNR). “Em algumas especialidades não combatentes, a criação de um quadro permanente para praças na Armada e Força Aérea”, admite o PSD.

“O país tem olhado com indiferença para as Forças Armadas, tal como o poder político. Nos últimos anos, tem havido uma cultura antimilitarista, quando cada vez mais os militares estão bem preparados, mas o poder político não lhes dá os meios suficientes”, lamentou Ângelo Correia

Sugerir correcção
Comentar