Tudo começou com Marcelo a pressionar Costa para o primeiro estado de emergência: já lá vão 13

O primeiro estado de emergência foi declarado há exactamente um ano. O Presidente queria-o mais do que o primeiro-ministro, mas nem por isso houve crise política.

Foto
Marcelo e Costa já decretaram 13 estados de emergência LUSA/TIAGO PETINGA

A história do primeiro estado de emergência ensina-nos muito sobre a forma como a pandemia foi sendo gerida entre os dois palácios, o de Belém e o de São Bento, ao longo dos últimos 12 meses. Ainda António Costa resistia à ideia de se decretar o estado de emergência e se limitar direitos, liberdades e garantias e já Marcelo Rebelo de Sousa se mostrava inquieto e pressionava nesse sentido. Dias depois de um curto estado de alerta, já com os alunos em casa e algumas empresas a tomarem a iniciativa do teletrabalho, o primeiro-ministro acedeu e o país confinou. E, afinal, como mostraram as sondagens, era isso mesmo que os portugueses queriam.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários