Comuna de Paris faz 150 anos: a democracia popular durou 72 dias

A Comuna de Paris de 1871 teve existência efémera, mas a sua forma de democracia directa continua a fazer sentido, numa altura em que cada vez mais nações adoptam experiências de democracia participativa.

Foto

No dia 18 de Março de 1871, faz hoje 150 anos, os parisienses rebelaram-se contra o seu governo. Durante 72 dias, a capital de França pertenceu à Comuna, vista por muitos historiadores como o primeiro exemplo de governo popular, composto predominantemente por operários. A revolução, ou a insurreição, conforme o ponto de vista, acabaria com um banho de sangue, pondo ponto final ao que foi a primeira experiência moderna de democracia directa. A Comuna de Paris aparece-nos hoje demasiado longínqua no tempo, bem como os motivos, políticos e sociais, que levaram àquela fugaz independência de Paris. Mas, século e meio depois, há pelo menos uma semelhança que não podemos nem devemos ignorar: a insatisfação dos cidadãos com as instituições que os governam. Numa altura em que a democracia representativa atravessa uma crise de confiança global que a pandemia só veio agravar, terá chegado finalmente a altura de olhar para outras formas de democracia? 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 32 comentários