Covid-19 tirou mais de 80% dos cruzeiros dos portos portugueses em 2020

Interdição de desembarque de passageiros e tripulantes de cruzeiros dura há um ano. Depois de um ciclo de crescimento, a pandemia provocou uma queda de 86% no número de escalas em 2020 e de 84% nos passageiros transportados.

Foto
Em 2020 houve menos 780 escalas de cruzeiros em Portugal por causa da covid-19 Andre Rodrigues

No dia 14 de Março do ano passado, três dias depois de a covid-19 ter sido declarada uma pandemia, passava a estar interdito o desembarque de passageiros e tripulantes dos navios de cruzeiro em Portugal. A medida vigorava então até 9 de Abril de 2020 e podia ser prorrogada “em função da evolução da situação epidemiológica”. Hoje, passado um ano e após sucessivas prorrogações, a restrição ainda está em vigor (a Madeira assumiu-se como uma excepção à regra em Outubro), tendo este segmento do turismo sofrido uma redução superior a 80% no ano passado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar