Prémio Pritzker 2021 para Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal, a dupla que reinventou a reabilitação

O atelier sediado em Paris tem uma obra inovadora. Contra a violência das demolições, mostrou que também é possível renovar os edifícios mal-amados dos subúrbios franceses.

Foto
Laurent Chalet, Laurent Chalet

O Prémio Pritzker de 2021, considerado o mais importante na área da arquitectura, foi atribuído aos arquitectos franceses Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal​, anunciou a organização em Chicago esta terça-feira. Um dos projectos mais conhecido desta dupla que tem uma obra inovadora na área da reconversão de espaços é a reabilitação do Palais de Tokyo, um centro de arte contemporânea em Paris. São também emblemáticas de uma nova atitude crítica em relação à profissão de arquitecto as suas reabilitações das torres de apartamentos dos subúrbios de Paris, que procuram encontrar soluções que não passam pela demolição.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários