Covid-19: Mercado global da arte caiu 22% mas vendas online duplicaram em 2020

Relatório anual sobre o sector publicado pela feira suíça Art Basel com o banco UBS foi divulgado esta terça-feira.

Foto
O Tríptico Inspirado na Oresteia de Ésquilo de Francis Bacon foi vendido pela Sotheby's num leilão sem público DR

O mercado global da arte caiu 22% em 2020, devido à pandemia, no que configura a maior quebra do negócio num só ano desde a recessão de 2009. As vendas online, porém, duplicaram, indica o relatório anual publicado pela feira suíça Art Basel com o banco UBS, divulgado esta terça-feira.

No mesmo período, o sector perdeu 4% dos postos de trabalho em relação a 2019. No total, garantia emprego a 2,9 milhões de pessoas no final do ano passado.

De acordo com o relatório The Art Basel/UBS Global Art Market 2021, que reúne dados fornecidos por galerias, coleccionadores, casas de leilões e outros agentes do sector relativos à actividade de 2020, o mercado de vendas atingiu os 50,1 mil milhões de dólares (41,98 mil milhões de euros) no final do ano passado.

Apesar da quebra de 22%, em 2020, o documento indica que as vendas de arte online duplicaram, atingindo uma movimentação recorde de 12,4 mil milhões de dólares (10,39 mil milhões de euros), com a quota das receitas neste formato a triplicar, de 13% para 39%.

Segundo o relatório, Estados Unidos, Reino Unido e China dominam o mercado digital, mobilizando, em conjunto, 82% das vendas: neste segmento, os Estados Unidos representam 42%, seguindo-se o Reino Unido, com 20%, em paridade com a China.

Relativamente às casas de leilões, os resultados foram mistos, com as vendas em formato online a subirem 36%, para 3,2 mil milhões de dólares (2,68 mil milhões de euros), enquanto as vendas presenciais tiveram uma quebra de 30% nos resultados, para 17,6 mil milhões de dólares (14,74 mil milhões de euros).

Mais de metade das feiras de arte foram canceladas (61%), proporcionando aos negociantes de arte apenas 13% do seu rendimento, mas com o seu regresso, este ano, deverão voltar também 80% dos coleccionadores milionários, prevê o relatório.

Ainda no que diz respeito aos coleccionadores, manifestou-se um aumento do interesse no mercado da arte, com a chamada geração Y (millennials, em inglês) a mostrar-se a mais gastadora. Mais de um terço das compras desta geração superou o milhão de dólares (837 mil euros).

Segundo o relatório, o gasto médio dos coleccionadores subiu 13%, mas em geral estes compraram de forma conservadora, com quase metade (46%) a focar-se em galerias de que são clientes habituais.

O relatório sublinha ainda o papel das redes sociais durante a pandemia, considerando-as um canal determinante para expandir mercados, chegar a novos públicos e ampliar vendas. Um terço dos coleccionadores de arte admitiu ter usado o Instagram em 2020 para decidir sobre transacções. E perto de metade dos compradores (45%) asseguraram ter feito pelo menos uma compra através das salas virtuais abertas por galerias e feiras, em alternativa ao mercado presencial.

O relatório indica igualmente que, em 2020, o mercado global da arte mobilizou 2,9 milhões de trabalhadores, menos 4% do que no ano anterior, e mais de 300 mil empresas.

Na segunda-feira, também foi divulgado o relatório da empresa francesa Artprice, sobre o mercado internacional de arte em 2020, que indicava quebras de facturação da ordem dos 21%, e a viragem substancial dos negócios para o mundo digital, devido à pandemia.

Publicado anualmente pela empresa líder de informação sobre o mercado de arte, o relatório da plataforma Artprice reúne sobretudo os resultados do volume de negócios, em leilão, de peças de arte, datadas do século XVII até à actualidade, em pintura, escultura, desenho, fotografia, gravura, vídeo, instalações, tapeçaria, excluindo mobiliário e automóveis.

Sob confinamentos sucessivos, em muitos países, ao longo de 2020, os leilões de arte à distância tornaram-se o “novo normal”, assim como as vendas totalmente online, sem leiloeiro, indicava o mais recente relatório da empresa francesa, que gere uma base de dados de centenas de milhares de transacções, em leilão, e de valores de vendas de mais de 630 mil artistas.

O desempenho chinês é o que mais se destaca no documento da Artprice relativo a 2020: a China atingiu o primeiro lugar em volume de negócios no sector, depois de ter ficado quatro anos atrás dos Estados Unidos, e pesa actualmente 39% neste mercado.

Do “bolo” das vendas, 27% ficam para os Estados Unidos, onde a pandemia teve fortes repercussões, enquanto o Reino Unido atinge 15%.

“A China soube criar um mercado interno, com limitações das exportações, e viu nascer novas casas de leilões”, notou Thierry Ehrmann. Depois de um primeiro semestre de 2020 marcado pelo confinamento, as vendas tiveram forte evolução no país.

Na Europa, a França sofreu uma forte queda, com um volume de negócios de 483 milhões de euros, menos 31% do que em 2019, na linha das quebras do Reino Unido (-30%), e da Itália (-32%).

A Alemanha, no entanto, concluiu o ano no verde, menos afectada pela pandemia, com uma subida de 11% nas vendas.

Nas transacções de 2020, destacam-se o tríptico do artista irlandês Francis Bacon, vendido por 84,6 milhões de dólares (cerca de 75 milhões de euros), num leilão realizado pela Sotheby's, em Londres, já sem presença de público.

Sugerir correcção
Comentar