Festival Beast regressa em edição online com 60 filmes e foco na Roménia

Evento ficará alojado na plataforma Filmin de 24 de Março a 4 de Abril, mas tem prevista uma extensão presencial em Junho.

Foto
Ivana, the Terrible, de Ivana Mladenovic, terá honras de abertura do festival DR

O festival Beast, iniciativa sediada no Porto e dedicada ao cinema dos países de Leste, regressa de 24 de Março a 4 de Abril para uma quarta edição totalmente online ​que ficará alojada na plataforma Filmin. O programa conta com 60 filmes e um foco na Roménia, anunciou esta segunda-feira a organização, adiantando que o Beast estender-se-á, depois, até Junho, com sessões em sala, já em período de desconfinamento.

Adiada para 2021 pela pandemia de covid-19, na esperança de que este fosse “um ano mais calmo e normal”, a quarta edição do Beast viu-se de novo refém das actuais restrições sanitárias, pelo que a solução encontrada pelos promotores, à semelhança por exemplo do modelo posto em prática pelo Festival de Berlim, foi a repartição do evento em dois formatos: online, primeiro, e presencial, mais tarde, após a reabertura dos cinemas.

“A parte competitiva tem a ideia do ‘wild, wild east’, o ‘Leste selvagem’, um dos nossos motes. Tem pequenas janelas do Leste, com pequenas histórias sobre relações, famílias, a comunidade LGBT+”, diz o director do festival, sublinhando que o Beast quer mostrar a diversidade daquele território, em vez de repisar estereótipos.

Assim, e a olhar para o lado “selvagem no bom sentido” da nova onda de realizadores, também há espaço para uma retrospectiva dedicada às criações de animação do estúdio ucraniano Kyivnaukfilm, nos anos 1980.

A Roménia será o país em foco nesta quarta edição, com honras de filme de abertura, a cargo de Ivana The Terrible, uma obra entre o documentário e a ficção, a partir da vida da própria realizadora, Ivana Mladenovic.

Acasa, My Home é outro destaque; o filme realizado por Radu Ciorniciuc recebeu em 2020 o prémio de melhor fotografia no Festival de Sundance. Este documentário segue uma família de 11 pessoas que têm de abandonar 20 anos de comunhão com a natureza, para se adaptarem à vida em Bucareste. Já The Distance Between Me and Me, de Dana Bunescu e Mona Nicoara, explora a imagética e o trabalho da poetisa e compositora Nina Cassian.

Ao todo, serão 12 os filmes em concurso na secção East Wave e dez na secção experimental com outros quatro a concorrerem na secção de documentário, que inclui Invisible Paradise, estreado no festival Visions du Réel de 2020. O filme da bielorrussa Daria Yurkevich segue três irmãs daquele país que cresceram numa comunidade piscatória, vista como um paraíso, mas muito próxima da zona de exclusão de Chernobyl.

Uma parceria com a Universidade de Cluj-Napoca permite ainda trazer vários filmes escolares romenos para o programa, que contempla ainda duas conferências, uma delas sobre mulheres no cinema europeu, com a produtora Ada Solomon e a programadora Irina Trocan.

Sugerir correcção
Comentar