Zaha ergue-se contra banalização de gesto anti-racismo

Avançado costa-marfinense do Crystal Palace não se ajoelhou no início do jogo com o West Bromwich Albion, afirmando que os abusos continuam.

Foto
Wilfried Zaha em protesto face à banalização do gesto antes dos jogos LUSA/Mike Hewitt / POOL

O avançado costa-marfinense Wilfired Zaha tornou-se este sábado no primeiro jogador da Liga inglesa a não se ajoelhar antes de um jogo esta época, na vitória do Crystal Palace, por 1-0, frente ao West Bromwich.

Segundo o avançado, que sofreu a falta da grande penalidade decisiva, convertida por Luka Milivojevic, o gesto de se ajoelhar, integrado no movimento “Black Lives Matter”, está banalizado.

“Não interessa ajoelhar ou ficar de pé se alguns de nós continuam a passar por abusos”, explicou depois Zaha, mesmo que tenha ficado “isolado”, com os outros 21 jogadores a ajoelharem-se.

O gesto celebrizou-se através do norte-americano Colin Kaepernick, que o fazia durante o hino dos Estados Unidos na Liga de futebol americano (NFL), e desde Junho foi adoptado na Premier League, após os protestos do movimento “Black Lives Matter”.

Quanto ao jogo, o penálti de Milivojevic permitiu ao Crystal Palace chegar aos 37 pontos, em posição tranquila, enquanto o West Bromwich segue “aflito” no penúltimo posto.

Sugerir correcção
Comentar