Custos da construção aumentam 1,8% em Janeiro

Produção a diminuiu em Janeiro e, nesse período, os custos subiram.

Foto
Índice de confiança dos empresários do sector da construção baixou em Fevereiro Nelson Garrido

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 1,8% em Janeiro relativamente aos valores de Janeiro do ano passado, estima o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O sector da construção tem conseguido resistir melhor do que o conjunto da economia, embora os indicadores mais recentes sobre a confiança dos empresários apontem para um menor optimismo.

No primeiro mês de 2021, indica o INE no índice dos custos de construção divulgado nesta quinta-feira, os preços dos materiais aumentaram 2,7% e os da mão-de-obra subiram 0,6% face ao período homólogo.

Entre Dezembro e Janeiro, os custos da construção voltaram a subir. A variação em cadeia foi de 0,7%.

Enquanto o custo dos materiais continuou a aumentar em Janeiro face ao mês anterior (subiu 2,2%, mais do que a tendência dos meses anteriores), o custo da mão-de-obra foi mais baixo (diminuiu 1,2%).

Segundo outros indicadores do INE, a produção na construção diminuiu 2,4% em Janeiro comparando com o mesmo mês do ano passado e apresentou um pequeno recuo, de 0,4%, face a Dezembro.

Os resultados dos inquéritos de conjuntura às empresas, realizados em Fevereiro, apontam para um recuo da confiança dos empresários da construção em Fevereiro, depois de uma melhoria em Dezembro e Janeiro.

De acordo com os dados que o INE revelou a 25 de Fevereiro, essa quebra reflecte “o contributo negativo das apreciações sobre a carteira de encomendas, tendo as perspectivas de emprego mantido um contributo positivo, embora ligeiramente menor que em Janeiro”.

A quebra aconteceu tanto na área relativa à promoção imobiliária e construção de Edifícios, como no segmento da engenharia civil e na parte das actividades especializadas de construção (aqui a quebra foi ligeira, especifica o INE).

Sugerir correcção
Comentar