Futuro da Europa: chegou a Conferência!

Estou convicto de que a Conferência sobre o Futuro da Europa, mesmo contra a atitude relutante e reticente de tantos, pode gerar um espírito renovador do projecto europeu.

1. Amanhã, finalmente e tirada a ferros, será assinada a declaração conjunta do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão que estabelece e enquadra a Conferência sobre o Futuro da Europa. Este acordo chega com um ano de atraso, atraso não imputável à pandemia e pelo qual foi unicamente responsável o Conselho. Amanhã, para as câmaras e os microfones, haverá júbilo e rufo de tambores. Mas, sem perder a esperança em que de uma fresta se abra um janelão, convém refrear os ânimos. É preciso olhar bem para a “via dolorosa” que foi percorrida no Conselho, para os seus protagonistas e para as suas posições. É indispensável detectar as “armadilhas” que esconde aquela declaração conjunta. É estritamente necessário preservar o espaço para que a Conferência ganhe uma dinâmica própria, arrimada na participação e na iniciativa cidadã, capaz de superar o espartilho com que o Conselho parece querer domesticá-la.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários