Jogos Olímpicos não terão adeptos vindos de fora do Japão

A decisão ainda não é oficial, mas já permite prever o desfecho do imbróglio em torno da presença de público estrangeiro em Tóquio.

covid19,coronavirus,toquio,desporto,jogos-olimpicos,
Fotogaleria
LUSA/FRANCK ROBICHON
covid19,coronavirus,toquio,desporto,jogos-olimpicos,
Fotogaleria
LUSA/FRANCK ROBICHON
covid19,coronavirus,toquio,desporto,jogos-olimpicos,
Fotogaleria
LUSA/FRANCK ROBICHON

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este Verão devido à pandemia de covid-19, não terão adeptos vindo de fora do Japão, segundo noticiam nesta terça-feira a Kyodo News e outros órgãos de comunicação social japoneses.

Segundo a Kyodo, o Governo japonês já concluiu que “não será possível” permitir a entrada de espectadores que vivam fora do Japão para assistir aos Jogos - assunto já abordado no PÚBLICO.

A opinião pública japonesa desfavorável à realização do evento, mais ainda com público - e os seus receios quanto à pandemia de covid-19 -, estão na base da decisão governamental.

Segundo outro diário, o Asahi Shimbun, o Comité Olímpico Internacional (COI) pediu uma excepção para convidados dos patrocinadores da competição, um pedido que está a ser equacionado.

Oficialmente, o COI mantém que “a decisão sobre essa matéria será tomada no fim de Março”, reiterada ainda na segunda-feira, pelo porta-voz Mark Adams, após nova reunião do Conselho Executivo em que o assunto “não foi discutido”.

O evento está agendado para decorrer de 23 de Julho a 8 de Agosto, com cerca de 900 mil bilhetes já vendidos fora do Japão, numa altura em que se espera que, até ao fim do mês, seja dada uma certeza definitiva sobre a sua realização.

Segundo os media japoneses, está marcada uma reunião entre COI, Governo do Japão, autarquia de Tóquio, Comité Organizador e o Comité Paralímpico Internacional para decidir sobre a viabilidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e a presença de público.

Sugerir correcção
Comentar