Campeões com problemas

Liverpool, Juventus, PSG, Real Madrid e FC Porto têm tido épocas difíceis na defesa dos títulos nos respectivos países. O Bayern é a excepção, mas não por muito.

Foto
Reuters/CLIVE BRUNSKILL

Tem sido bem documentada a queda vertiginosa do Liverpool esta época. O que há um ano e três meses era uma máquina de futebol arrasadora e quase perfeita que acabou com um jejum de 30 anos sem o título de campeão inglês, transformou-se numa equipa que não ganha a ninguém.Mas o conjunto de Jürgen Klopp não é o único campeão com problemas a defender o título em 2020-21. Pode ser o caso mais extremo, tal a diferença de andamento de uma época para a outra, mas esta é uma tendência transversal aos campeonatos mais importantes da Europa e aos respectivos campeões em título. Juventus na Série A, PSG na Ligue 1, Real Madrid em La Liga e FC Porto na I Liga, são todos campeões cujo caminho para a renovação do título parece bastante difícil – e o Celtic, campeão escocês nas últimas temporadas, perdeu nesta semana o título para o rival Rangers. O Bayern Munique na Bundesliga é a excepção. Mas não por muito.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar