Nomadland – Sobreviver na América e Rocks são os filmes mais nomeados para os prémios BAFTA

Obras de Chloé Zhao e Sara Gavron somaram sete nomeações num ano em que os prémios da Academia Britânica de Cinema e Televisão prometem ser dominados pelas mulheres.

Foto

Os filmes Nomadland –​ Sobreviver na América, de Chloé Zhao, e Rocks, de Sara Gavron, lideram as nomeações para os BAFTA, os prémios da Academia Britânica de Cinema e Televisão, que serão entregues em Abril

Ambos os filmes somam sete nomeações, mas apenas o filme de Chloé Zhao, que tem recebido vários prémios nas últimas semanas, está entre os finalistas nas categorias de Melhor Realização e Melhor Filme.

Nomadland –​ Sobreviver na América, terceira longa-metragem de Chloé Zhao, acompanha Fern (Frances McDormand), uma mulher que, na sequência de uma crise económica, decide trocar o seu quotidiano convencional na cidade por uma vida de nómada, percorrendo o Oeste americano numa carrinha. O filme, que obteve os Globos de Ouro de melhor drama e melhor realização, está indicado ainda para os BAFTA de melhor fotografia, argumento adaptado e actriz principal, entre outros.

Sarah Gavron está nomeada para o BAFTA de Melhor Realização, mas Rocks não é candidato a Melhor Filme. Foi seleccionado, no entanto, para a categoria de Melhor Filme Britânico. Como Nomadland –​ Sobreviver na América, também o filme de Sarah Gavron trata de alguém que é levado pelas circunstâncias a alterar radicalmente o seu modo de vida: Shola (Bukky Bakray) é uma adolescente que vai viver na rua com o irmão mais novo quando ambos são abandonados pela mãe.

No ano passado, a academia britânica fora criticada por só ter nomeado homens para a categoria de Melhor Realização e por ter deixado de fora actores e actrizes negras nos prémios de representação, tendo então admitido essa falta de diversidade, que terá procurado colmatar este ano. 

Bukky Bakray (Rocks), Radha Blank (The Forty-Year-Old Version), Vanessa Kirby (Pieces of a Woman), Frances McDormand, Wunmi Mosaku (His House) e Alfre Woodard (Clemecy) estão indicadas para o BAFTA de melhor actriz.

Na categoria masculina, estão nomeados Riz Ahmed (Sound of Metal), Chadwick Boseman (Ma Rainey: A Mãe do Blues), Adarsh Gourav (O Tigre Branco), Anthony Hopkins (The Father), Mads Mikkelsen (Another Round) e Tahar Rahim (The Mauritanian).

Para o BAFTA de Melhor Realização  dominado por mulheres  estão indicados Thomas Vinterberg (Another Round), Shannon Murphy (Babyteeth), Lee Isaac Chung (Minari), Jasmila Zbanic (Quo Vadis, Aida?) e as já citadas Chloé Zhao e Sara Gavron.

Para Melhor Filme foram seleccionados The Father, The Mauritanian, Nomadland –​ Sobreviver na América, Promising Young Woman  Uma Miúda Com Potencial e Os 7 de Chicago.

O BAFTA de Melhor Filme em Língua Não Inglesa será disputado entre Another Round, Os Miseráveis, Minari e Quo Vadis, Aida?, enquanto as nomeações para o Melhor Filme de Animação incluem Soul  Uma Aventura com Alma, Bora Lá e Wolfwalkers.

Este ano, a cerimónia dos BAFTA deveria ter acontecido em Fevereiro, mas foi empurrada para Abril por causa da pandemia de covid-19, seguindo a decisão tomada pela academia dos Óscares, que adiou também a respectiva gala de entrega de prémios para finais de Abril.

O anúncio dos BAFTA acontecerá apenas online, a partir do Royal Albert Hall, em Londres, e ocorrerá em dois dias sucessivos no fim-de-semana de 10 e 11 de Abril.

Sugerir correcção
Comentar