Nomadland e Netflix foram os grandes vencedores dos Critics Choice Awards

Clohe Zao, que dirigiu Nomadland, tornou-se na primeira mulher chinesa a ganhar como realizadora, mas também como argumentista. Depois de liderar as nomeações, a Netflix também ganhou o maior número de prémios de qualquer estúdio/canal - 14.

Foto
Clohe Zao ao aceitar o prémio de Melhor Realizadora Reuters/CRITICS CHOICE ASSOCIATION

A plataforma Netflix e o filme Nomadland foram os grandes vencedores dos Critics Choice Awards, este último ao arrecadar quatro prémios: Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Adaptado (Chloe Zhao) e Melhor Fotografia (Joshua James Richards).

Zhao tornou-se na primeira mulher chinesa a ganhar como realizadora, mas também como argumentista, destacou em comunicado a Critics Choice Association no final da 26.ª edição dos seus prémios, que teve lugar este domingo.

A Voz Suprema do Blues ganhou nas categorias de Melhor Actor (para o falecido Chadwick Boseman), Melhor Guarda-Roupa e Melhor Penteado e Maquilhagem.

O galardão para Melhor Actriz foi atribuída a Carey Mulligan pelo desempenho em Mulher Jovem Promissora, que também valeu a Emerald Fennell o prémio de Melhor Argumento Original.

O prémio de Melhor Actor secundário foi para Daniel Kaluuya em Judas e o Messias Negro, e o de Melhor Actriz Secundária para Maria Bakalova por Borat, o Filme Seguinte.

Nas séries, The Crown reinou em quatro categorias: Melhor Série Dramática, Melhor Actor numa Série Dramática (Josh O' Connor), Melhor Actriz numa Série Dramática (Emma Corrin) e Melhor Actriz Secundária numa Série Dramática (Gillian Anderson).

No género de comédia, Ted Lasso ganhou as três categorias para as quais foi nomeada: Melhor Série, Melhor Actor (Jason Sudeikis) e Melhor Actriz Secundária (Hannah Waddingham).

O Gambito da Rainha levou o prémio de Melhor Minissérie ou telefilme, e a sua protagonista, Anya Taylor-Joy, ganhou o galardão de Melhor Actriz na mesma categoria.

A corrida para Melhor Especial de Comédia, que foi inteiramente dominada pelos nomeados da Netflix, resultou num empate entre Jerry Seinfeld: 23 Horas para Matar e Michelle Buteau: Bem-vindos a Buteaupia.

Depois de liderar as nomeações, a Netflix também ganhou o maior número de prémios de qualquer estúdio/canal, com um total de 14. A Amazon e Searchlight Pictures ganharam quatro cada.

Sugerir correcção
Comentar