Na herança deste pintor há um velho hotel e um tesouro fotográfico do século XIX

A neta de Veloso Salgado quis confiar a um museu o recheio de duas casas que tinham pertencido ao seu avô e o do Chiado foi o escolhido. Uma viagem ao século XIX que inclui centenas de fotografias que têm ainda muito para contar.

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Salão da casa de Veloso Salgado na Rua da Quintinha, em Lisboa. Na parede o retrato que fez da sua família, em 1911 Luísa Oliveira/Arquivo de Documentação Fotográfica/DGPC
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Auto-retrato de Carlos Relvas datado de 1868 e com dedicatória a Ferreira Chaves no verso Luísa Oliveira/Arquivo de Documentação Fotográfica/DGPC
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Folha de álbum com duas fotografias de nus José Paulo Ruas/Arquivo de Documentação Fotográfica/DGPC
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Vista da sala com o piano de cauda ao fundo Luísa Oliveira/Arquivo de Documentação Fotográfica/DGPC
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Retrato do pintor José Malhoa feito por Carlos Relvas (1880-1882) Luísa Oliveira/Arquivo de Documentação Fotográfica/DGPC
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Natureza-morta de Carlos Relvas (1874) José Paulo Ruas/Arquivo de Documentação Fotográfica/DGPC
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Amor e Psyche (1891), de Veloso Salgado Arquivo de Documentação Fotográfica/DGPC

Não é todos os dias que o Estado recebe uma herança e muito menos uma que inclui um velho hotel em Colares e todo o recheio da casa lisboeta de um pintor, verdadeira cápsula do tempo que permitiu aos conservadores do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) regressar ao século XIX com o simples gesto de abrir uma porta. 

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