APRENDER COM O PÚBLICO

E se te propusermos a construção de um “mensário”? Agarras esse desafio?

Em março de 2020 foi identificado o primeiro caso de Covid-19 no nosso país. E a nossa vida mudou. Após um ano de pandemia, convidamos Teresa Pombo, professora de português do Ensino Básico, a partilhar connosco uma atividade pensada para os seus alunos a partir de uma capa ilustrada do PÚBLICO. O desafio integra uma sessão de oficina de escrita, mas pode ser complementada com uma oficina de artes.

educacao-visual,cidadania-desenvolvimento,sugestoes-atividades,aprender-publico,publico-escola,portugues,
Fotogaleria
Luísa Gonçalves
educacao-visual,cidadania-desenvolvimento,sugestoes-atividades,aprender-publico,publico-escola,portugues,
Fotogaleria
nelson garido

Oficina de Escrita por Teresa Pombo

Durante o último ano da tua vida terás aprendido, pelo menos, duas palavras novas, “Pandemia” e “Covid 19”. De repente, quase te sentiste como a personagem de um dos Diários mais famosos do mundo, o da rapariga judia, Anne Frank, que, em plena II Guerra Mundial, se viu confinada a um anexo e viu alteradas todas as suas rotinas. 

Após duas semanas em que o PÚBLICO na Escola te incentivou a desafiar palavras:

Hoje propomos que realizes um “Mensário”, porque não? 

 “Mensário”, o registo mensal das sensações do último ano, dos pensamentos, daquilo a que foste assistindo nas notícias, lendo nos jornais… mas como poderás recordar-te de tudo?

Convidamos-te a LER, com toda a tua atenção, esta imagem do jornal Público do dia 2 de março de 2021:

Foto
Capa do PÚBLICO no dia 02-03-2021

Escreve, a partir de cada imagem, o teu “mensário'’, de março de 2020 a março de 2021. O teu… ou o de uma personagem criada por ti. Aceitas este desafio?

Podes recorrer à lupa de pesquisa do PÚBLICO para encontrares notícias que te façam criar relações interessantes. Basta que limites a pesquisa ao selecionares no calendário o mês que pretendes.

A tarefa poderá ser registada onde e como preferires. Podes optar por uma solução mais simples e usares o teu caderno, ou seres mais ambicioso e criares uma espécie de agenda, em digital ou em papel. Em qualquer dos casos, não te esqueças de assinalar corretamente cada mês e utilizares imagens com qualidade.

Mais sugestões PÚBLICO na Escola

  • Constrói um “mensário” gráfico em que utilizes o traço e/ou a ilustração para fazeres os teus registos mensais do ano 2020, à semelhança do que fez o PÚBLICO, nesta capa;
  • Reúne os teus doze trabalhos e constrói uma fotogaleria para publicares no jornal, site, blogue da tua escola.
  • Se mais colegas alinharem no desafio podem selecionar um registo mensal de cada um e elaborar um mensário gráfico coletivo.

Ainda que um diário (neste caso, um mensário) seja algo pessoal, se te sentires confortável em partilhar, envia-nos o teu trabalho para publiconaescola@publico.pt

Segue-nos em https://www.facebook.com/PublicoNaEscola 

Nota: O jornal PÚBLICO não é escrito segundo o acordo ortográfico de 1990.