Teatro para pôr os mais novos a pensar sobre a cultura e a mentira

Enquanto as salas permanecem fechadas, as programações online do São Luiz e do D. Maria II propõem-nos duas peças pensadas para adolescentes ou crianças. O papel da cultura e o lugar da mentira nas nossas vidas estão no centro de Plano Comensal de Leitura e de Juro que É Mentira.

Foto
Plano Comensal de Leitura, que o Teatro São Luiz apresenta online até 21 de Março ESTELLE VALENTE

Aos 13 ou 14 anos, naquela fase da vida dedicada às descobertas sôfregas do mundo, é habitual raparigas e rapazes indagarem junto dos pais sobre a possibilidade de expandirem o seu quotidiano com a aquisição de um animal doméstico. É o que acontece com a adolescente do Plano Comensal de Leitura, a partir de texto de Afonso Cruz e com encenação de Marta Bernardes, que o Teatro São Luiz apresenta online até 21 de Março. Após debate à mesa das refeições, como convém a qualquer família, a escolha incide, “por razões de higiene”, descreve a encenadora, “na adopção de um poeta, porque faz menos lixo”. O “acontecimento” é central na novela Vamos Comprar Um Poeta, em que Afonso Cruz reflecte sobre a importância da poesia, da criatividade e da cultura nas nossas vidas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar