Lika tem uma nova canção e vai lançá-la da varanda

A cantora e compositora Lika lança este sábado Don’t forget to forgive me, cantando-a à varanda do seu apartamento ao meio-dia, hora em que chegará também às plataformas digitais.

Foto

Quando começou em Portugal o primeiro confinamento imposto pela pandemia da covid-19, em Março de 2020, a cantora e compositora Lika foi das primeiras a apresentar-se ao vivo, em directos a partir de casa. Agora, é da varanda desse mesmo apartamento (na zona de Alfornelos, concelho da Amadora) que lançará, cantando-a, uma nova canção, Don’t forget to forgive me. Autora da letra e da música, Lika toca também todos os instrumentos nela usados, incluindo sons de teclas de telemóvel. Integralmente gravada no seu estúdio caseiro, a mistura e masterização de Don’t forget to forgive me foi feita em Hamburgo pelo músico e engenheiro de som Edwin Braganza.

Com um álbum de estreia, Back To ZerØ, lançado em Dezembro de 2019 e relançado em 2020, Lika nasceu no Cazaquistão, onde aos 11 anos descobriu a sua paixão pela música (a primeira canção que tocou foi The Fool on the hill, dos Beatles). Estudou viola clássica durante quatro anos e criou aos 14 anos a sua primeira banda de rock só de originais, entrando depois para o Tchaikovsky Almaty Music College. Participou em festivais e concursos e trabalhou como professora numa escola de jazz, ainda no Cazaquistão, em Almaty. Em 2015, numa das suas viagens, descobriu Portugal, onde a desafiaram a estudar música no Hot Clube. Pensava ficar uns meses, mas ficou cinco anos, até hoje. E tem sido a partir de Portugal que difunde a sua música. Depois de lançar Back To ZerØ tem apresentado as canções desse disco em vários locais e nas plataformas digitais.

No início da pandemia, há precisamente um ano, começou a intervir ao vivo a partir de casa, no dia 16 de Março. Essa experiência multiplicou-se por várias, com o primeiro ao vivo no YouTube, transmitido em directo no dia 24 de Abril, ou aquilo a que chamou “Musical Stereo Experience”, também no YouTube, esta feita especialmente para ouvir com auscultadores. O primeiro single e videoclipe de Back To ZerØ foi Thousand, seguindo-se-lhe He said, primeiro vídeo de uma colaboração com o realizador Paulo Seabra, subordinada ao mote “Made in Tramagal”. Há também no Youtube um registo ao vivo de Dancing in the street, ali colocado em Fevereiro de 2020.

Sugerir correcção
Comentar