Tribunal alemão suspende vigilância ao partido Alternativa para a Alemanha

Decisão vai vigorar até os juízes do Tribunal de Colónia chegarem a um veredicto preliminar sobre o caso.

Foto
Tino Chrupalla e Alexander Gauland assumiram a defesa da AfD perante a notícia da vigilância CLEMENS BILAN/EPA

Um tribunal de Colónia, onde está a sede dos serviços de informação interna da Alemanha, ordenou esta sexta-feira a suspensão da vigilância ao partido nacionalista Alternativa para a Alemanha (AfD) por suspeitas de que este vai contra a ordem constitucional do país.

A vigilância sobre todo o partido, o terceiro maior no parlamento e o principal da oposição, começou a 25 de Fevereiro, segundo vários meios de comunicação social – antes eram vigiadas sub-organizações dentro do partido, como a juventude, por exemplo.

O tribunal ordenou agora que seja suspensa a vigilância ao partido até que seja tomada uma decisão, ainda que apenas preliminar, sobre um processo interposto pela AfD quando se começaram a somar rumores de que a agência estava prestes a decidir pela vigilância.

A Alternativa para a Alemanha argumenta que se for sujeita a vigilância ficará em desvantagem nas eleições de Setembro. Para evitar esta questão, o Gabinete para a Protecção da Constituição, responsável pela espionagem interna, teria decretado que a vigilância não incidiria sobre candidatos a eleição, segundo a revista Der Spiegel. A vigilância implica a possibilidade não só de uso de escutas, mas de agentes infiltrados.

Apesar de a agência já ter vigiado o partido de extrema-direita NPD, este nunca teve representação no Parlamento nacional, e o grau de observação ao partido de esquerda radical Die Linke (A Esquerda) terá sido menor – daí considerar-se que a acção de vigiar um partido inteiro esta dimensão foi a primeira desde o final da II Guerra.

O especialista em extrema-direita Kai Arzheimer, professor na Universidade de Mainz, comentou no seu blogue a enorme importância da decisão da vigilância – em sua opinião, justificada, apesar do momento ser sensível politicamente (a decisão também demorou mais por ter sido necessário assegurar que o caso era suficientemente sólido para resistir ao desafio em tribunal por parte do partido): “jornalistas e especialistas têm descoberto uma série de ligações entre a AfD e actores abertamente extremistas”, nota.

As consequências da vigilância no debate eleitoral são, no entanto, discutíveis, argumenta, já que uma grande maioria dos eleitores está já convencida de que a AfD é um partido extremista (80% já achavam isso em 2019). No entanto, alguma perda eleitoral da AfD pode ser vista como fruto de maior consciência por parte do público da sua radicalização, concluiu Azheimer.

Sugerir correcção
Comentar