Europeus: Belo e Pichardo com apuramento directo para a final

Lançador português fixou um recorde pessoal, em Torun. Triplista luso-cubano resolveu a questão ao primeiro ensaio.

Foto
LUSA/Leszek Szymanski

Francisco Belo entrou da melhor forma nos Campeonatos da Europa de atletismo, que decorrem em Torun, na Polónia. O lançador português bateu, nesta sexta-feira, o recorde pessoal, ao arremessar o peso a 21,04 metros, assegurando a passagem à final do concurso.

Quarto classificado em Glasgow, há dois anos, Francisco Belo conseguiu um terceiro ensaio de grande nível, assumindo-se como um dos dois atletas a superar a fasquia dos 21 metros (o outro foi o polaco Michal Haratyk, com 21,02m), que valia o apuramento directo para a final.

O lançador nascido em Castelo Branco, há 29 anos, fez uma prova em crescendo: começou com 18,62m e subiu de seguida para os 20,17m, antes de alcançar a marca que é recorde pessoal. A final do concurso do peso está agendada para as 19h25.

Antes da prestação de Francisco Belo, foi a vez de Pedro Pablo Pichardo assegurar, também, o acesso à final no triplo salto masculino. Um dos grandes favoritos à conquista da prova, o luso-cubano precisou apenas de um ensaio para se apurar.

À primeira tentativa, Pichardo saltou 17,03m, alcançando a melhor marca das eliminatórias. O alemão Max Hess (16,86m) e o polaco Adam Swiderski (16,45m) foram os que mais se aproximaram do representante português, que discutirá a final no sábado, a partir das 10h50m. 

Sugerir correcção
Comentar