Como podem os pais lidar com a culpa durante e depois da pandemia

A culpa instalou-se no coração das famílias, com os pais a sentirem-se a fracassar em vários campos todos os dias. Mas, há formas de evitar o sentimento ou de o transformar numa energia positiva.

Foto
"Se sentirmos que estamos a falhar, sentimo-nos deprimidos; se estivermos preocupados em não tomar a decisão certa, sentimo-nos ansiosos" Unsplash/Melanie Wasser

Como mãe, sou permeável à influência das nossas mensagens culturais, e caí na narrativa nunca podemos dar o suficiente, fazer o suficiente ou ser suficientes. Como psicóloga, porém, sei quão nocivo para o nosso bem-estar é este fio constante de culpa. A culpa pode ser útil como uma emoção desconfortável que nos motiva a emendar e a mudar comportamentos ofensivos, mas no caso da culpa dos pais, a maior parte do tempo estamos apenas a prejudicar-nos a nós próprios.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar