Reactivar o acordo nuclear com o Irão “é muito fácil e muito difícil”, diz Rohani

O Presidente do Irão garante que com “grande determinação” se pode voltar ao acordo esta semana e volta a pedir aos EUA que levantem as sanções.

Foto
O Presidente do Irão, Hassan Rohani HANDOUT/EPA

O Presidente iraniano, Hassan Rohani, afirmou esta quarta-feira que a reactivação e implementação total do acordo nuclear com o Irão só precisam de “grande determinação”. Desde que os Estados Unidos levantem as sanções, o Governo iraniano voltará a cumprir rapidamente o exigido no documento assinado em 2015.

Rohani reconhece que há uma nova atitude em Washington e que a nova Administração dos EUA “mudou um pouco o tom”, tendo até “confessado que aquilo que a anterior administração fez é errado”, no entanto, “no que diz respeito a sanções, que é a nossa questão principal,”, a Casa Branca ainda não tomou “medidas importantes”.

“Penso que o levantar das sanções e a implementação total do JCPOA [Plano de Acção Conjunto Global, o nome oficial do acordo nuclear] é ao mesmo tempo muito fácil e muito difícil”, disse o Presidente iraniano que tem sido muito pressionado pela ala mais conservadora do regime iraniano para não fazer o país regressar ao acordo.

“Se houver grande determinação de todos, isto é, dos sete países, especialmente dos EUA e do Irão, se decidirem agir à altura de todos os seus compromissos, quero dizer, se os EUA levantarem todas as sanções e o Irão cumprir os seus compromissos, facilmente poderá ser feito em um ou dois dias”, explicou Rohani, citado pelo site Iran Front Page.

“Com grande determinação, pode ser feito esta semana. Mas se não houver grande determinação, ou se a mesma obsessão que amarrou Trump e o desviou do caminho certo e desacreditou-o e destruiu-o no cenário político [continuar]”, então não se poderá reactivar o acordo.

Para Rohani, Trump foi enganado por Israel e levado por um caminho errado que não trouxe sucesso para os EUA: “Trump foi derrotado apesar de ter tentado levar o Irão à ONU várias vezes, mas não ganhou uma única vez. Quem é que o levou para essa armadilha? Os sionistas.”

“Agora, a actual Administração dos EUA concorda que a anterior administração fez mal as coisas e cometeu um erro ou não? Se o admite, deve reconhecer esse erro de maneira clara e deve honrar os seus compromissos de forma mais aberta e compensar os erros do passado”, acrescentou o líder iraniano.

“Os americanos estão apenas a falar da boca para fora quando dizem que querem voltar ao JCPOA. Mas as palavras não são suficientes e precisamos de acção”, sublinhou Rohani.

Sugerir correcção
Comentar