Hardcore romeno (1º escalão) – e Céline Sciamma para todos

Já que o cinema quer resistir à pandemia, pois que se faça como em Petite Maman e Bad Luck Banging ou Loony Porn: dois grandíssimos filmes a concurso no Festival de Berlim.

Foto
Silviu Ghetie/Micro Film 2021

Ele há máscaras e máscaras, umas físicas e outras menos físicas, e às vezes – quem o diz é o cineasta romeno Radu Jude – as máscaras físicas até revelam mais sobre as máscaras escondidas do que se poderia pensar. O homem pode dizer isto porque filmou em Bucareste no Verão de 2020, durante a pandemia, e personagens e actores usam máscara mas muito dificilmente escondem o que lhes passa pela cabeça. Ora, o que lhes passa pela cabeça é a moral e os bons costumes que uma professora prestigiada vem “deitar por terra” quando um vídeo de sexo consensual que fez com o marido se torna um fenómeno viral, pondo a associação de pais a pedir a sua cabeça – mascarada, como convém. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar