Santa Casa intimada a fazer obras em prédios da Mouraria

Câmara fez vistoria técnica e concluiu que todos os fogos estão em mau estado. Empreitada deverá ser lançada em breve.

Foto
Daniel Rocha

Três edifícios que há anos estão emparedados numa rua da Mouraria vão em breve ter obras. Os prédios pertencem à Santa Casa da Misericórdia e a Câmara de Lisboa determinou recentemente que têm de ser colmatadas as suas más condições de segurança e salubridade.

Numa intimação publicada em Boletim Municipal há três semanas, a autarquia informa que a meio de 2020 foi feita uma vistoria técnica aos três edifícios na Rua dos Lagares e que todos os fogos apresentam um “mau” estado de conservação. A obrigação de fazer as obras foi declarada pelo vereador do Urbanismo, Ricardo Veludo, no fim de Janeiro.

Em condições normais, a Santa Casa teria dois meses para iniciar os trabalhos e três meses para os concluir, mas estes prazos estão suspensos por causa da covid-19.

Há vários anos que a instituição encomendou um projecto de reabilitação dos imóveis ao atelier Campos Costa Arquitectos. Uma fonte oficial diz ao PÚBLICO que “o projecto está concluído mas ainda não foi aberto o procedimento da empreitada”, o que deverá acontecer “assim que estiver finalizado o processo interno de reajuste orçamental”. A pandemia, justifica, “levou à adopção de medidas extraordinárias por parte da Santa Casa, num esforço financeiro suplementar para dar resposta imediata às solicitações”.

Ainda não é claro o destino que será dado a estes imóveis. A Santa Casa possui um considerável património imobiliário em Lisboa e é mesmo o segundo maior senhorio da cidade a seguir à câmara. Proveniente sobretudo de heranças e doações, uma parte continua em mau estado, à espera de reabilitação.

Há quatro anos, Fernando Medina declarou que gostaria de incluir fogos da Santa Casa e de outras instituições públicas no Programa de Renda Acessível da autarquia, mas isso não aconteceu até ao momento. No ano passado, ao jornal Eco, a instituição declarou que estava a pensar lançar o seu próprio programa de arrendamento “moderado”. Actualmente, a Santa Casa arrenda quase todos os seus fogos a preços de mercado, tendo um pequeno segmento destinado a jovens.

Os três prédios da Santa Casa na Rua dos Lagares ficam mesmo em frente ao número 25, que desde há quatro anos se tornou num pólo de luta pelo direito à habitação. Em dado momento, os moradores desse edifício chegaram a questionar porque é que aquelas casas emparedadas não eram reabilitadas para os realojar. Ainda hoje há nas suas fachadas cartazes reivindicativos. Como o PÚBLICO noticiou no sábado, todos os residentes do número 25 têm já uma solução habitacional.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários