Família, alimentação e bem-estar no aniversário do PÚBLICO

Programa do 31.º aniversário inclui três conversas sobre saúde, natalidade e família e quatro workshops sobre consumo sustentável, alimentação e exercício físico. No fim-de-semana, o desafio é fazer actividades em família.

Foto
LUSA/CLEMENS BILAN / POOL

O Festival P é o momento em que o PÚBLICO abre as portas aos seus leitores e assinantes para celebrar o seu aniversário. E, desta vez, como em tudo o que envolve a pandemia, é para fazer online. Assim, durante três dias, as celebrações fazem-se com conferências, concertos e teatro, conversas e workshops. A família, o bem-estar e a alimentação foram os temas escolhidos para as conversas e workshops.

Na sexta-feira, às 18h30, Eunice Maia da mercearia Maria Granel, em Lisboa — a primeira loja biológica de venda a granel que surgiu em Portugal — fará um workshop sobre Consumo Sustentável. A autora do livro Desafio Zero, editado há um ano, com prefácio de Béa Johnson e Ana Pêgo, defende a redução de desperdício, dentro e fora de casa e será esse o convite que fará aos leitores do PÚBLICO: para que adiram àquilo que chama uma “eco revolução”.

No sábado, às 12h, Eva Madeira, autora do blogue EvaGoodlife, fará um workshop de Comida Saudável. O seu projecto tem o objectivo de partilhar receitas e dicas para uma vida mais saudável e feliz. A autora propõe receitas macrobióticas, sem produtos animais e sem açúcares refinados. O convite é para que os leitores façamr a receita ao mesmo tempo que Eva Madeira a apresenta. 

E depois de saborear um almoço feito por si, a proposta é às 14h30 voltar à companhia do PÚBLICO para estar com os nossos cronistas a debater a Saúde para lá da Pandemia. Juntamos três profissionais de saúde bem conhecidos dos leitores: a enfermeira Carmen Garcia, que escreve semanalmente, ao domingo, no P2; o médico Gustavo Carona, que escreve o Diário de um Intensivista; e o nutricionista Pedro Carvalho, que escreve sobre nutrição há vários anos para o PÚBLICO e editou Os mitos que comemos com alguns dos seus artigos. A moderação é de Bárbara Wong.

Às 16h, com moderação de Rita Ferreira, os convidados para debater a Pandemia e a Natalidade são a psicóloga Clementina Almeida, parceira no projecto Pares do Ímpar; a enfermeira Carmen Ferreira, autora do livro Estamos grávidos e agora?​; e Diogo Ayres de Campos, director do serviço de obstetrícia do Centro Hospitalar Lisboa Norte e professor da Faculdade de Medicina de Lisboa.

No domingo, às 11h, Bárbara Wong reunirá Ana Stilwell, cantora e co-autora das crónicas Birras de Mãe; a psicóloga Vera Ramalho, especialista em psicologia clínica e da saúde que escreve opinião a pensar nos pais; e o psiquiatra Júlio Machado Vaz, que tem o podcast Por falar nisso — tudo no espaço Ímpar do PÚBLICO — para conversar sobre A Família Confinada.

E porque nos queixamos muito da falta de exercício e de actividades em família, à mesma hora, às 11h, decorre o workshop Exercício em Família, da responsabilidade da Kids On, um ginásio online, que surgiu durante esta pandemia, criado por três amigas — Vanda Guerra, Tatiana Teixeira e Catarina Henriques com formação em Motricidade Humana​. O desafio é fazer uma aula em conjunto com as professoras.

Às 12h, a sugestão é fazer o workshop Cozinhar em Família com Patrícia Vilela, do blogue Forking Amazing. A proposta é reunir a família à volta do fogão. 

Todas estas propostas são gratuitas, basta acompanhá-las no PÚBLICO e nas redes sociais. Contudo, existem conferências e concertos para os quais é preciso fazer uma inscrição. Veja todo o programa aqui. 

Sugerir correcção
Comentar