Biden propõe ajuda financeira para as famílias separadas na fronteira com o México

Além de pretender identificar e reunir as famílias que foram separadas devido à “tolerância zero” instaurada pelo seu antecessor, Biden planeia também dar-lhes cuidados de saúde e acesso a serviços de emprego e educação.

Foto
Migrantes num campo em Tijuana, México, na esperança de atravessar e pedir asilo nos EUA, 27 de Fevereiro de 2021 JORGE DUENES/Reuters

Os Estados Unidos poderão vir a pagar pelos transportes, cuidados de saúde, serviços jurídicos e serviços de emprego e de educação dos migrantes que foram separados ao abrigo da estratégia de “tolerância zero” nas fronteiras do ex-Presidente Donald Trump, disse o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) nesta segunda-feira.

A intenção faz parte de uma lista de princípios divulgados pela administração do Presidente Joe Biden, a fim de orientar o seu plano de reunificação familiar, numa altura em que o governo procura identificar e reunir com os pais as mais de 500 crianças migrantes separadas pela política de fronteiras do seu antecessor.

“Estamos a empenhar todos os esforços através do Departamento de Segurança Interna e do governo federal para reunir as crianças que foram cruelmente separadas dos seus pais”, disse o secretário do DHS, Alejandro Mayorkas, numa declaração escrita.

Foi em 2018 que Trump instituiu a estratégia da “tolerância zero”, que determinou que quem cruzasse as fronteiras fora dos locais oficiais seria detido e julgado. Daqui resultou que milhares de crianças tivessem sido separadas na fronteira dos EUA com o México dos pais que tentavam entrar de forma ilegal à procura de refúgio ou de trabalho.

Biden pôs fim a esta política dias após a tomada de posse, mas reverter os efeitos da medida vai levar meses, senão anos. Como mencionou a porta-voz do Presidente dos EUA, Jen Psaki, quando foi divulgada a ordem executiva de 2 de Fevereiro que definiu o plano de reunificação familiar, “queremos agir rapidamente, queremos agir prontamente, mas também precisamos de ter a certeza que o fazemos através de um processo político estratégico”.

Jen Psaki acrescentou ainda que o primeiro relatório do plano de reunificação está pensado para Junho, sendo que muitas famílias terão de esperar até dois anos.

Na mesma ordem executiva do dia 2 de Fevereiro, a administração Biden propôs considerar igualmente trazer os pais deportados de volta aos Estados Unidos.

Como política alternativa, face à situação crítica dos migrantes, Biden planeia criar programas para acompanhar quem entra nos EUA e assegurar que lhes seja concedida autorização, ao invés de detê-los de imediato na fronteira.

No entanto, com milhares de migrantes à espera em campos junto à fronteira do México de uma resposta da nova administração, Biden já tinha avisado em Dezembro que iria proceder de forma gradual para evitar uma corrida desenfreada para entrar nos EUA.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários