NASA revela imagem inédita de Vénus

A fotografia, revelada ao público esta quarta-feira, foi tirada em Julho de 2020 pela Parker Solar Probe, cujo foco da missão é o Sol.

Foto
Vénus, fotografia tirada pela sonda Parker Solar Probe NASA

Vénus não era o objectivo da Parker Solar Probe, mas nem por isso deixou de ser alvo de atenções. A NASA publicou no seu site oficial, esta quarta-feira, uma fotografia nunca antes vista do planeta, que permite ter um novo olhar sobre ele.

“A sonda passa por Vénus um total de sete vezes ao longo dos sete anos de duração da missão, usando a gravidade do planeta para contornar a órbita da sonda. Essas assistências gravitacionais de Vénus permitem que a Parker Solar Probe voe cada vez mais perto do Sol, na sua missão de estudar a dinâmica do vento solar perto de sua fonte”, explica a NASA.

Foto
Vénus, fotografia tirada pela sonda Parker Solar Probe NASA

O registo fotográfico foi tirado durante a noite e mostra como anoiteceu em Vénus, a 11 de Julho de 2020. São visíveis a superfície do planeta, bem como o céu estrelado. Existe ainda uma luz nas margens do planeta que a NASA classifica como sendo “nightglow”, ou seja, “luz emitida por átomos de oxigénio no alto da atmosfera que se recombinam em moléculas no lado nocturno”.​ A imagem, com grande detalhe, foi captada a cerca de 12380,603 quilómetros de distância.