EDP quer lucrar mais 400 milhões em cinco anos rumo à neutralidade carbónica

A empresa tem planos para investir 24 mil milhões de euros até 2025 e espera que o resultado líquido suba dos 801 milhões de 2020 para 1,2 mil milhões durante esse período.

Foto
Miguel Stilwell de Andrade, presidente executivo da EDP Sara Jesus Palma

Dizer adeus ao carvão e ao gás natural, são prioridades na agenda da EDP para a próxima década. Há “um movimento generalizado na sociedade para fazer face ao desafio de ter um mundo mais sustentável” e, na EDP, há “uma estratégia clara e ambiciosa” totalmente alinhada com essa realidade, garantiu o presidente executivo da empresa, Miguel Stilwell de Andrade, que apresentou esta quinta-feira os principais eixos de actuação do grupo para os próximos anos.

Na calha até 2025 estão planos para investimentos de 24 mil milhões de euros (80% em renováveis, 15% em redes energéticas e 5% em soluções para clientes e para gestão de energia) e uma meta para atingir lucros de 1,2 mil milhões de euros por essa data (que compara com os 801 milhões em 2020).

Como nos últimos anos, as renováveis continuam a ser a aposta (privilegiando-se a venda de energia através de contratos de longo prazo, com receitas seguras), mas o ritmo de crescimento é para acelerar: a empresa quer passar de uma produção renovável actual de 74% para 100% em 2030, atingindo a meta de neutralidade carbónica 20 anos antes do previsto.

Para isso, até 2025, a promessa é a de instalar em média 4 gigawatts (GW) de potência por ano (mais 20 GW desenvolvidos até 2025), o que inclui duplicar a capacidade de produção solar e eólica.

Até essa data, estarão encerradas todas as centrais a carvão e, mais tarde, para cumprir os objectivos de neutralidade carbónica até ao final da década, a EDP irá deixar de consolidar as centrais de ciclo combinado a gás natural.

Os detalhes ainda estão em aberto, podem ser vendas, podem ser parcerias, mas o gás natural deixará de entrar para as contas e para o mix de tecnologias da EDP, “de uma forma ou de outra”, assegurou o presidente da empresa, acompanhado na apresentação pelo administrador financeiro, Rui Teixeira.

“Somos e queremos continuar a ser líderes na transição energética”, afirmou Stilwell, adiantando que o reforço nas renováveis implicará um investimento de mais de 19 mil milhões de euros que continuará a ser financiado por estratégias que não são novidade para o grupo.

“O crescimento e a rotação de activos andam de mãos dadas”, assinalou Rui Teixeira, explicando que o plano passa por fazer oito mil milhões de euros com a venda de participações maioritárias em parques eólicos para ajudar a financiar novos investimentos.

No Brasil, há a expectativa de conseguir cerca de mil milhões de euros com a venda de barragens, algumas detidas em parceria com o accionista chinês China Three Gorges, com o qual “as conversas já começaram” para concretizar essa meta.

Segundo Miguel Stilwell, o objectivo é manter o peso do Brasil no resultado operacional abaixo dos 20%. Já a Europa e a América do Norte (e em particular os Estados Unidos, onde a estratégia pro-renováveis da nova Administração Biden casa com as ambições da EDP e onde a empresa também quer desenvolver soluções de armazenamento energético) deverão pesar 80% no EBITDA.

Em 2025, a empresa quer que o EBITDA seja de 4,7 mil milhões de euros, acima dos 3,6 mil milhões de 2020, ajudado por uma redução de custos operacionais em torno de 100 milhões de euros.

E se em 2017 a EDP avançou com uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a EDP Renováveis para tirá-la de bolsa, neste momento a gestão da eléctrica até entende que “é positivo ter a Renováveis cotada, dado todo o investimento previsto” e a promessa de “manter os rácios de endividamento em níveis perfeitamente controlados”.

Para conseguir “dinheiro fresco” para o plano de investimento em tecnologias limpas, a EDP também está a ponderar um aumento de capital da EDP Renováveis, de cerca de 1,5 mil milhões de euros, destinado exclusivamente a investidores institucionais.

Com mais liquidez em bolsa, a EDP Renováveis (que em 2020 registou um aumento de lucros de 17%, para 556 milhões de euros) tornar-se-ia um instrumento de financiamento. A EDP manteria total controlo, com Stilwell a admitir que, se a operação for em frente, a empresa se mantenha “acima dos 70%” no capital (actualmente tem 83%).

Para os dividendos, a EDP mantém, por agora, “o chão” dos 19 cêntimos por acção, mas não descarta rever em alta a política de remuneração em função do que vierem a ser os resultados.

Tal como a casa-mãe, a Renováveis também tem Stilwell na liderança e Rui Teixeira no pelouro financeiro, um alinhamento que o novo líder da EDP (que já estava no cargo como interino desde Julho, mas iniciou mandato em Janeiro) considerou um dos trunfos de uma equipa de “gestão ágil”, reduzida a cinco elementos (além de Miguel Stilwell e Rui Teixeira, conta com Miguel Setas, Vera Pinto Pereira e Ana Paula Marques).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários