Golo de Bernardo Silva facilita o caminho do City na Champions

Ingleses derrotaram o Borussia M’gladbach na Alemanha, enquanto em Itália, a Atalanta, a jogar com 10, só caiu frente ao Real Madrid a cinco minutos dos 90.

Foto
Bernardo Silva Reuters/BERNADETT SZABO

Foi com um golo de Bernardo Silva, que recebeu uma assistência de outro português – João Cancelo -, que o Manchester City abriu caminho para a vitória por 2-0 sobre o Borussia Moenchengladbach, num dos jogos dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões realizados na noite desta quarta-feira. Na outra partida, foi preciso esperar até aos últimos cinco minutos para que, em Bérgamo, a Atalanta caísse aos pés do Real Madrid, apesar de ter jogado cerca de 75 minutos em inferioridade numérica.

Numa partida arbitrada pelo português Artur Soares Dias e disputada na Hungria devido às restrições impostas pela Alemanha aos voos com origem no Reino Unido, Bernardo Silva foi o homem do jogo ao marcar o primeiro golo da partida e fazer a assistência para o segundo.

Perante uma formação do Borussia que já não vencia há três jogos, o internacional português inaugurou o marcador à passagem da primeira meia-hora, colocando o Man. City na frente do marcador. João Cancelo fez um cruzamento milimétrico para o seu companheiro de selecção e o avançado dos “citizens”, de cabeça, não desperdiçou a ocasião (Rúben Dias foi o outro português a alinhar de início).

O segundo golo da formação orientada por Pep Guardiola surgiu já no segundo tempo, com Bernardo Silva a assumir agora a responsabilidade de assistir um companheiro. Mais um cruzamento largo para a área do Borussia M'gladbach e Bernardo Silva serviu de cabeça o brasileiro Gabriel de Jesus, que na pequena área desviou para dentro da baliza germânica.

Uma vitória lógica, a 19.ª consecutiva do Manchester City em todas as competições (há 20 jogos seguidos que marca golos), frente a uma equipa alemã que esteve sempre “por baixo” no jogo e que, apesar de jogar em sua casa, fez o primeiro remate à baliza à guarda de Ederson apenas ao minuto 69.

Real salva-se perto do fim

Em Bérgamo, a Atalanta resistiu como pôde a um Real Madrid que está a atravessar um bom momento: os “merengues” chegaram a Itália com um currículo de quatro vitórias consecutivas. E perante a Atalanta somaram o quinto, embora tivesse sido bastante sofrido.

A equipa orientada por Gian Piero Gasperini viu Freuler ser expulso ao minuto 17, numa decisão algo controversa ou, pelo menos, bastante contestada pelos italianos e, a partir desse momento, limitou-se a tentar resistir ao maior domínio do Real.

As coisas ainda pioraram para a Atalanta quando, aos 30’, Zapata teve de sair do relvado por causa de uma lesão, sendo substituído por Pasalic. Num intervalo de poucos minutos Gasperini viu-se privado de um jogador e de um dos seus mais perigosos avançados.

Apesar das dificuldades, a formação italiana foi capaz de resistir ao natural maior domínio dos homens de Zinedine Zidane e foi só na parte final do encontro que, num remate indefensável à entrada da área, Mendy resolveu a questão para os “merengues”.

Sugerir correcção
Comentar