Espaço

Como é aterrar em Marte? As imagens inéditas em alta definição

Esta segunda-feira, a NASA divulgou um vídeo que mostra em alta definição os últimos minutos da fase de entrada, descida e pouso do robô Perseverance em Marte na última quinta-feira.

Saber que um robô conseguiu pousar em Marte já é entusiasmante. Mas ter um vídeo que mostre esse feito ainda melhora tudo. Esta segunda-feira, a NASA divulgou um vídeo que mostra os últimos minutos da fase de entrada, descida e pouso (EDL, na sigla em inglês) do robô Perseverance em Marte na última quinta-feira. Um microfone no veículo também nos deu a primeira gravação áudio de sons de Marte, de acordo com a agência espacial norte-americana.

Desde o momento de abertura do pára-quedas, o sistema de câmaras cobre todo o processo de descida do robô até à cratera Jezero, onde terá existido um lago e um delta. O vídeo com câmaras de alta definição começa quando o Perseverance estava a 11 quilómetros da superfície marciana e, na parte final da descida, pode ver-se a abertura do pára-quedas e termina quando o robô toca na cratera.

Um microfone anexado ao robô não conseguiu recolher dados durante a sua descida, mas o dispositivo conseguiu sobreviver e captou sondas da cratera Jezero no último sábado. Nas gravações disponibilizadas pela NASA consegue-se ouvir a brisa marciana durante alguns segundos e os sons mecânicos do robô na superfície.

Leia mais.