Câmara de Lisboa assegura que requalificação do chalet do Jardim da Estrela vai obedecer ao original

Cidadãos protestaram no fim-de-semana depois de verificarem que a antiga creche foi integralmente demolida.

Projecto da nova biblioteca
Fotogaleria
Projecto da nova biblioteca CML
Obras em curso
Fotogaleria
Obras em curso CML
Obras em curso
Fotogaleria
Obras em curso Forum Cidadania

A requalificação da antiga escola Froebel, em Lisboa, vai obedecer à concepção original do edifício, datado do fim do século XIX, avançou a Câmara Municipal, após protesto do movimento Fórum Cidadania Lx contra a demolição integral.

“Foi possível desmontar partes inteiras e emblemáticas do edifício. Estas peças, devidamente registadas e inventariadas foram recolhidas para a oficina do carpinteiro subcontratado, onde serão alvo de operação de restauro para posterior utilização na reconstrução do edifício”, indicou a Câmara Municipal de Lisboa, num post colocado no Facebook.

No âmbito das obras de requalificação, o movimento Fórum Cidadania Lx protestou no fim-de-semana contra a demolição integral do edifício da antiga escola Froebel, no Jardim da Estrela, indicando que a intervenção foi concretizada no passado sábado.

“A nossa estupefacção prende-se com o facto de a Câmara Municipal de Lisboa ter anunciado publicamente que aquele “chalet” histórico, por cuja recuperação e bom uso há anos vimos pugnando, seria alvo, finalmente, de uma operação de conservação e restauro”, expôs o movimento Fórum Cidadania Lx, que se dedica à defesa do património arquitectónico, histórico e imaterial da cidade de Lisboa.

O movimento de cidadãos adiantou que, após as críticas quando à demolição integral, o município esclareceu que, durante as obras de requalificação, se verificou que “cerca de 70% dos materiais de origem não estão em condições de ser restaurados, pois encontram-se comprometidos na sua integridade estrutural”.

A Câmara Municipal de Lisboa informou ainda que, de acordo com o projecto inicial, “o material que pode ser reutilizado na reconstrução foi seleccionado e guardado, e será utilizado no edifício”.

“Tememos que, mais uma vez, estejamos perante uma obra que privilegia o “pastiche”, rápido e menos oneroso, o que sendo numa obra da Câmara Municipal de Lisboa, em património histórico, é de rejeitar liminarmente”, declarou o Fórum Cidadania Lx.

Em resposta à agência Lusa, o município de Lisboa assegurou que, desde o início das obras de requalificação, o empreiteiro e a fiscalização têm acompanhado e monitorizado, diariamente, as operações de desmonte, e avaliado o estado de conservação das peças principais e mais emblemáticas, “nomeadamente os pilares e os vigamentos horizontais, o pórtico da entrada principal, as asnas e demais elementos da estrutura do telhado, tudo de acordo com o previsto em projecto”.

Os trabalhos de remoção das partes sobrantes do desmonte foram concluídos na passada sexta-feira, com a retirada das “partes cujo estado de degradação já não permite uma acção de recuperação”, indicou a Câmara Municipal de Lisboa.

“A reconstrução da arquitectura obedecerá, e respeitará, a concepcão original do edifício tanto nos materiais como no seu interior e nas fachadas”, garantiu o município, revelando que, depois das obras de restauro, este espaço vai acolher uma biblioteca municipal vocacionada para a divulgação da temática da conservação da natureza e da biodiversidade.

Orçamentada em cerca de 1,15 milhões de euros (1.152.000 euros), a intervenção que está a decorrer no edifício da antiga escola Froebel, creche do Jardim da Estrela, pretende “conservar e restaurar o maior número possível de peças originais, assim como reabilitar as fundações de um equipamento, datado do fim do século XIX, e que estava muito degradado devido a factores como a humidade e a infestação dos elementos em madeira por térmitas”.

O prazo de execução das obras é de seis meses a contar a partir de Janeiro deste ano e o equipamento ficará sob a gestão da Câmara Municipal de Lisboa.

A chamada escola Froebel foi a primeira creche em Portugal.

O chalé, desde a origem destinado a jardim-de-infância, foi concebido para aplicar e desenvolver no país o modelo de educação infantil do pedagogo alemão Friedrich Froebel, que veio estabelecer a base do actual ensino pré-escolar, no final do século XIX.

Com projecto de José Luís Monteiro e Duarte Simões, foi construído no chamado Passeio da Estrela, em Lisboa, dentro do perímetro do jardim, e acolheu as primeiras classes de alunos em 1882.

A escola manteve-se em funcionamento, durante cerca de 120 anos, recebendo crianças entre os três meses e os três anos de idade.

Sugerir correcção
Comentar